BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


'Microchip' permite detectar malária em poucos minutos

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
26042009

'Microchip' permite detectar malária em poucos minutos

Mensagem por Varicela

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1212683&seccao=Biosfera

'Microchip' permite detectar malária em poucos minutos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Glasgow diz ter criado um mecanismo capaz de detectar a malária em poucos minutos. Basta colocar uma amostra de sangue no microchip e passado pouco tempo indica até a estirpe da doença, possibilitando aos médicos receitar o medicamento adequado.

"O actual método de diagnóstico passa por analisar ao microscópio uma amostra de sangue. Um especialista pode levar uma hora a conseguir o diagnóstico e mesmo assim é muito difícil faze-lo", disse à BBC a líder do projecto, Lisa Ranford-Cartwright. "O microchip pode dar-nos a resposta em apenas meia hora", acrescentou.

Esta descoberta torna-se importante à medida em que mais pessoas viajam sem tomar as devidas precauções com a doença. Os sintomas, parecidos com os de uma gripe, podem apenas chamar a atenção quando o paciente já está muito doente.

Erradicar a malária em todo o mundo poderá levar décadas, mas muitos países em que a doença é endémica estão a trabalhar para a eliminar. A malária, transmitida pela picada de um mosquito, infecta todos os anos cerca de 500 milhões de pessoas (na maioria crianças até aos cinco anos e mulheres grávidas) e mata quase um milhão em todo o mundo, dizem os peritos. Cerca de 90% das mortes ocorrem no continente africano.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sex 24 Nov 2017, 22:21