BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Fundação Champalimaud cria centro inovador

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
10052009

Fundação Champalimaud cria centro inovador

Mensagem por Varicela

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1227369&seccao=Sa%FAde

Oncologia
Fundação Champalimaud cria centro inovador

por LUSA

Vão ser investidos dois milhões de euros na investigação, prevenção e tratamento de metástases.

A Fundação Champalimaud anunciou ontem o investimento de dois milhões de euros num programa de investigação em cancro. Este envolve uma parceria com três instituições norte-americanas, além da construção em Lisboa do maior centro de investigação e tratamento de metástases do mundo, a partir de Outubro de 2010.

A informação foi avançada aos jornalistas pela presidente da Fundação, Leonor Beleza, que justificou a aposta neste programa com o défice existente, quer em Portugal, quer nos restantes países da União Europeia, em estudos sobre esta doença.

"O estudo clínico do cancro é largamente deficitário na Europa e há recomendações concretas da União Europeia no sentido de que as instituições científicas europeias avancem no estudo científico clínico do cancro", argumentou Leonor Beleza. Por outro lado, "em Portugal falta muita investigação sobre o cancro, nomeadamente, no âmbito de uma maior investigação de carácter clínico e do tratamento a proporcionar às pessoas, vítimas dessa doença", referiu.

Com vista a lançar o maior centro mundial dedicado exclusivamente à investigação, prevenção e tratamento de metástases, localizado em Lisboa, a Fundação decidiu aliar-se a três programas de investigação que decorrem na Weill Cornel Medical College, na Harvard Medical School e na Princeton University - liderados pelo cientista David Lyden -, por um período de cinco anos, a ser iniciado imediatamente.

"O que é original neste programa que estamos a lançar é a abordagem do ponto de vista das metástases. Naturalmente, as metástases e a sua formação são objecto de estudo em muitos lugares do mundo, são uma grande preocupação de todos nós, como dos cientistas, dos médicos, são uma preocupação central", disse Leonor Beleza.

O novo complexo, já em construção, entrará em funcionamento já no próximo ano e será dividido em três edifícios.

Entretanto, e em simultâneo com o lançamento do programa de investigação, a Fundação Champalimaud promove no próximo dia 20 de Maio o primeiro "Symposium do Cancro" presidido pelo Nobel James Watson, um encontro científico que reunirá alguns dos mais conceituados cientistas mundiais na área do cancro.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Dom 24 Set 2017, 13:21