BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Injecção pode eliminar risco de sida nos macacos

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
18052009

Injecção pode eliminar risco de sida nos macacos

Mensagem por Varicela

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1236140&seccao=Sa%FAde

Estudo
Injecção pode eliminar risco de sida nos macacos
por LusaHoje

Uma injecção no tecido muscular, através da qual se introduz nos macacos um gene que codifica os anticorpos, pode proteger os primatas do vírus causador da sida, segundo um estudo publicado na revista "Nature".

Os cientistas estão a tentar encontrar uma forma de obter anticorpos resistentes que neutralizem a actividade do vírus de imunodeficiência nos macacos (SIV, em inglês), o que representaria uma grande avanço na luta contra a doença também no caso dos humanos, embora os progressos tenham sido poucos até ao momento.

A investigação é dirigida pelo médico Philip Johnson, do Hospital Pediátrico de Filadélfia, que está concentrado na busca de um gene que expresse anticorpos específicos para o SIV.

Através da injecção, são produzidos anticorpos que viajam pela corrente sanguínea e cujo único objectivo é atacar este vírus.

Com esta estratégia, os autores do estudo conseguiriam neutralizar a actividade do SIV nos macacos, proporcionando-lhes uma protecção completa face ao risco de contrair o vírus.

Este avanço poderia ajudar a encontrar uma vacina contra a sida para ser administrada em humanos, segundo os investigadores.

O vírus de imunodeficiência humana (VIH) é um vírus que circula pela corrente sanguínea e vai afectando diferentes partes do corpo.

Apesar de a pessoas serem capazes de produzir anticorpos para combatê-lo, estes são insuficientes se não se receber tratamento e, por consequência, a pessoa torna-se seropositiva.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sex 24 Nov 2017, 22:21