BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


22 de Maio – Dia Internacional da Diversidade Biológica

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
22052009

22 de Maio – Dia Internacional da Diversidade Biológica

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=3303&bl=1

22 de Maio – Dia Internacional da Diversidade BiológicaFilipa Alves (22-05-2009) Email Imprimir Texto A A A Criado em 1993 pelas Nações Unidas, o Dia Internacional da Diversidade Biológica visa chamar a atenção para a importância da conservação da biodiversidade, convidando em 2009 à reflexão sobre os efeitos nocivos das espécies exóticas invasoras.

As Nações Unidas proclamaram do dia 22 de Maio como o Dia Internacional da Diversidade Biológica com o intuito de promover a consciencialização da sociedade relativamente aos problemas que a biodiversidade enfrenta actualmente.

Quando criada em 1993 e nos anos que se seguiram a ocasião celebrou-se a 29 de Dezembro, dia da entrada em vigor da Convenção sobre a Diversidade Biológica em 1993. No entanto, no ano 2000 a Assembleia Geral das Nações Unidas alterou a data de celebração para 22 de Maio, data em que o texto da convenção foi aprovado em 1992. Isto deveu-se, em parte, à impraticabilidade da data original, coincidindo com o período festivo do fim do ano, o que dificultava a organização das celebrações.

Depois de em 2007 o dia ter sido dedicado ao tema da Biodiversidade e Alterações Climáticas e de em 2008 ter sido focada a relação entre a Biodiversidade e a Agricultura, em 2009 o dia 22 de Maio convida à reflexão sobre as espécies exóticas invasoras e os seus efeitos nocivos sobre a Biodiversidade (saiba mais sobre o tema em www.cbd.int/idb/2009).

Para celebrar a data em Portugal o ICNB e a FAPAS associaram-se para orientar várias actividades lúdico-pedagógicas sob a temática das Espécies Exóticas Invasoras na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto em que participarão cerca de 200 alunos (mais informações).

Documentos Recomendados

Plantas invasoras em Portugal – fichas para identificação e controlo

A database of schemes that prioritize sites and species based on their conservation value: focusing business on biodiversity

Naturlink © 2009

Produção: Erena, Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais, Lda
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sab 25 Nov 2017, 04:00