BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Listéria, a bactéria “camaleão”

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    01062009

    Listéria, a bactéria “camaleão” Empty Listéria, a bactéria “camaleão”

    Mensagem por Varicela

    http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=2342&strNewsType=0&DumpCache=MMD4a23f4551474e

    Listéria, a bactéria “camaleão”
    TODOS ACTUALIDADE

    Foi publicado, a 29 de Maio último, um estudo[1], na revista PLoS Pathogens, resultado de uma colaboração entre investigadores do IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular) e institutos de investigação franceses. Este é o primeiro estudo in vivo sobre a adaptação da Listeria monocytogenes ao corpo do hospedeiro na fase de infecção. Estes resultados permitem conhecer melhor a bactéria num sistema complexo.

    No estudo foram usados ratinhos para observar a relação entre a bactéria e o corpo do hospedeiro. Os investigadores, em análises realizadas ao baço de ratinhos afectados, comprovam que há uma alteração da bactéria causada pela activação de alguns genes envolvidos na virulência e na subversão do sistema imunitário do hospedeiro. Estes dados comprovam a elevada capacidade de adaptação do metabolismo da Listeria às condições do hospedeiro.

    Este é o primeiro estudo in vivo com vantagens sobre anteriores estudos realizados em culturas celulares in vitro, uma vez que só num modelo vivo a bactéria encontra certos desafios que podem influenciar o seu comportamento.

    Ana Camejo, a primeira autora do artigo, refere que “seria agora particularmente interessante fazer a mesma análise in vivo ao genoma de outros orgão infectados como o intestino ou o cérebro”. Para a investigadora, a utilização de diferentes modelos animais seria “benéfica para uma possível identificação de factores de virulência específicos de orgãos ou hospedeiros”, refere.

    Para Didier Cabanes, investigador do IBMC e líder do grupo Microbiologia Molecular, este estudo pode ser “uma ferramenta poderosa na detecção de novos determinantes de virulência e para um melhor entendimento das estratégias complexas usadas pelos patogénes para promover infecções”.

    A Listeria é a bactéria responsável pela listeriose e pode colonizar o hospedeiro após a ingestão de comida contaminada. As gastroenterites são os efeitos mais comuns da listeriose, mas casos mais graves incluem septicemia, meningoencefalite e, nas grávidas, pode mesmo causar aborto.
    --------------------------------------------------------------------------------

    [1] Ana Camejo, Carmen Buchrieser, Elisabeth Couvé, Filipe Carvalho, Olga Reis, Pierre Ferreira, Sandra Sousa, Pascale Cossart, Didier Cabanes. 2009, In vivo transcriptional profiling of Listeria monocytogenes and mutagenesis identify new virulence factors involved in infection. PLoS Pathogen
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 22:30