BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Descoberta nova espécie de Hominídeo na Península Ibérica

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
03062009

Descoberta nova espécie de Hominídeo na Península Ibérica

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=4883&bl=1


Descoberta nova espécie de Hominídeo na Península
Os restos fósseis foram encontrados na região de L´Anoia, na Catalunha, e a sua morfologia sugere que os hominídeos se originaram na área mediterrânica dispersando mais tarde para outras zonas.

O achado - restos fósseis de uma face com mandíbula – que ocorreu em 2004, é da responsabilidade de uma equipa do Institut Català de Paleontología (ICP-UAB) e foi publicado esta semana na prestigiosa revista Proceedings of the National Academy of Sciences, tendo-lhe sido atribuído o nome de Anoiapithecus brevirostris, em alusão à localização geográfica onde se produziu.

A espécie será um antecessor dos primatas actuais que terá habitado na Península Ibérica há cerca de 11,9 milhões de ano. Aparentemente, o primata teria uma morfologia facial muito moderna exibindo uma cara razoavelmente plana, descoberta que se reveste de especial importância uma vez que apoia a hipótese de que os membros da família Keniapitecinae, de origem africana são um grupo “irmão” dos hominídeos actuais tendo sido a área mediterrânica o “berço” desta família.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Dom 24 Set 2017, 13:16