BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Jovens investigadores revelam-se no Brasil

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
30112009

Jovens investigadores revelam-se no Brasil

Mensagem por Varicela

http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=3495

Jovens investigadores revelam-se no Brasil

Cinco estudantes da U.Porto participaram recentemente no XXI Congresso de Iniciação Científica – CIC’ 09 – promovido pela Universidade Estadual Paulista, e no 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. O “passaporte” para esta viagem até ao Brasil foi conseguido através da participação no congresso de Iniciação à Investigação da Universidade do Porto – IJUP’ 09 – onde Américo Dias e Gustavo Pizarro (FEUP), Joana Pereira (FBAUP), Sofia Santos (FADEUP) e Joana Rocha (FCUP) foram seleccionados para representar a Universidade do Porto.

Num périplo que se prolongou entre 1 e 13 de Novembro, os estudantes da U.Porto tiveram então a oportunidade de representar Portugal em dois mais importantes eventos brasileiros de promoção da investigação produzida por estudantes graduados e pós-graduados. "Por lá foi simples. Cada um de nós `navegava` no campus relativo à sua área e apresentava o trabalho através de um poster que nos acompanhava sempre", relata Joana Pereira, que levou ao Brasil o resultado da tese de mestrado em "Desenho e Técnicas de Impressão" pela FBAUP.

Américo Dias apresentou um projecto desenvolvido no Núcleo de MicroElectrónica da FEUP sobre um projecto de criação de um divisor de frequências utilizadas por várias tecnologias como o WIFI e Bluetooth. Esta implementação dá seguimento ao segundo trabalho apresentado – um circuito que gera um sinal que pode ser utilizado por emissores/receptores de rádio-frequência, podendo modular sinais que serão transmitidos, ou desmodular sinais de rádio-frequência recebidos.

Gustavo Pizarro, também da FEUP, dedicou a sua apresentação ao estudo sobre a utilização de biodiesel em substituição dos combustíveis fósseis como uma alternativa possível, já que esta nova abordagem tem a vantagem de utilizar matérias-primas renováveis, como óleos vegetais ou gorduras animais. Integrado nos projectos LIDERA da UP, o trabalho investiga a viabilidade de uma planta infestante e actualmente sem valor comercial, a Datura stramonium (cujo nome comum é “Figueira do Diabo”), passar a ser utilizada neste processo de obtenção de biodísel.

“Esta viagem foi extremamente importante para conhecer e partilhar informações científicas com professores, investigadores, alunos e visitar as instalações dos diferentes campus de outras universidades”, afirmou Gustavo Pizarro, que acredita que iniciativas como esta são importantes para “estreitar relações entre a Universidade do Porto e estas universidades”.

Para além cinco estudantes, fizeram parte da delegação da U.Porto Jorge Gonçalves, vice-reitor da U. Porto, António Sousa Pereira, director do ICBAS e Jorge Teixeira, professor da FCUP.

MF/FEUP e TR/REIT
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Dom 24 Set 2017, 13:21