BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    FCTUC estuda toxicidade das nanopartículas de prata

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    14122009

    FCTUC estuda toxicidade das nanopartículas de prata Empty FCTUC estuda toxicidade das nanopartículas de prata

    Mensagem por Varicela

    http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=100381&Itemid=337

    FCTUC estuda toxicidade das nanopartículas de prata
    Escrito por CienciaPT
    07-Dec-2009
    A exposição continuada a , mesmo que em pequenas concentrações, compromete a capacidade da mitocôndria de exercer a sua função de “fábrica” de energia, podendo mesmo levar ao colapso do organito celular.


    É uma das principais conclusões de um estudo realizado por investigadores de Coimbra para o US Air Force Office of Scientific Research, através do European Office of Aerospace Research and Development (http://www.london.af.mil/) – EOARD, que faz a ligação entre a comunidade científica e a Força Aérea, a nível mundial.

    Coordenado pelo investigador Carlos Palmeira, do Departamento Ciências da Vida da FCTUC, o estudo de avaliação de toxicidade das nanopartículas de prata, utilizadas em diversas aplicações tecnológicas e militares, demonstrou que estes nanocompostos podem destruir a membrana da mitocôndria e provocar diversos danos, nomeadamente ao nível hepático.

    Ao compreender os efeitos nocivos das nanopartículas de prata para a saúde humana, a equipa da FCTUC recomendou aos responsáveis “a realização de novos estudos para efectuar o controle da evolução da toxicidade destes nanocompostos porque, assim, será possível elaborar planos de monitorização e adoptar medidas preventivas activas”, sustenta Carlos Palmeira.

    O contacto para a realização da pesquisa partiu do EOARD, devido ao Know-How do laboratório da FCTUC, considerado uma referência internacional no estudo da mitocôndria. Mesmo assim, antes da tomada de decisão, o responsável do EOARD para esta área de investigação, deslocou-se a Coimbra para verificar todas as condições técnicas e de confidencialidade. Aliás, o estudo foi concluído em 2008, mas só agora os investigadores obtiveram autorização para divulgarem os resultados.

    Apesar de toda a confidencialidade a que estas parcerias estão sujeitas, o investigador Carlos Palmeira afirma que “ foi um desafio complexo, mas muito estimulante. É uma janela de oportunidade que se abre, no sentido de promover um relacionamento estreito com vista a parcerias futuras para novos projectos”.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 18:04