BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Simulação do fluxo sanguíneo premiada pela Gulbenkian

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    14122009

    Simulação do fluxo sanguíneo premiada pela Gulbenkian Empty Simulação do fluxo sanguíneo premiada pela Gulbenkian

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1447149&seccao=Sa%FAde

    Coimbra
    Simulação do fluxo sanguíneo premiada pela Gulbenkian
    por LusaHoje


    Um programa de computador que simula o fluxo sanguíneo em artérias, constituindo uma ferramenta de apoio ao diagnóstico e terapêutica de doenças cardiovasculares, foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, disse hoje fonte da Universidade de Coimbra.


    O galardão, no valor de 12,5 mil euros, foi atribuído a Gonçalo Pena, investigador do Centro de Matemática (CMUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), ao abrigo do Programa de Estímulo à Investigação daquela fundação.

    O novo programa permite "reproduzir o fluxo sanguíneo e a sua interacção com as artérias", possibilitando "simular o funcionamento de um sistema biológico altamente complexo", referiu Gonçalo Pena.

    Como futura aplicação prática do software, aponta a possibilidade de os clínicos virem a planear terapêuticas a doentes com patologias do foro vascular -- aterosclerose, aneurismas e obstruções arteriais - "ou mesmo uma cirurgia".

    "A plataforma permite testar abordagens que possam ser mais adequadas às características de cada doente. Permite criar um laboratório no computador, onde é possível simular experiências clínicas sem qualquer perigo para o doente", adiantou.

    A investigação do CMUC/FCTUC está a ser desenvolvida em colaboração com a universidade Joseph Fourier e o hospital La Tronche (Grenoble, França) e a verba do prémio atribuído pela Fundação Gulbenkian vai ser aplicada na criação de uma plataforma tridimensional (3D) de simulação de artérias.

    "Os modelos existentes são apenas bidimensionais. Vamos criar uma plataforma em 3D que possa incorporar, depois, dados dos doentes e das artérias dos doentes", disse Gonçalo Pena.

    O investigador estima um horizonte temporal "de um a dois anos" para o desenvolvimento a três dimensões do simulador.

    Já a utilização corrente só deverá ocorrer "a longo prazo", implicando, entre outros aspectos, que o software seja desenvolvido "a um nível que possa ser usado por outras pessoas, que não académicos", explicou.

    O Programa de Estímulo à Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian é dirigido a investigadores, com idade inferior a 31 anos, que trabalham em instituições de investigação portuguesas.

    Distingue, anualmente, propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas no âmbito das disciplinas básicas como a Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 16:28