BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Aprender técnicas 'CSI' na Casa Crime

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    14122009

    Aprender técnicas 'CSI' na Casa Crime Empty Aprender técnicas 'CSI' na Casa Crime

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1446177

    Ciências forenses
    Aprender técnicas 'CSI' na Casa Crime
    por SÓNIA SIMÕESOntem


    A investigação privada é uma saída a ser explorada pelos alunos do Instituto Superior Egas Moniz, em Almada. Ali há muitos "crimes" e meticulosos trabalhos de investigação como nos filmes. Mas é a sério...

    À porta da Casa Crime, uma moradia decorada a gosto e destinada à criação de vários cenários criminosos, os alunos do Instituto Superior Egas Moniz, em Almada, escutam a professora. Vestem um fato macaco, usam luvas, máscaras e óculos, e trazem nas mãos máquinas fotográficas, lanternas e material de recolha de vestígios.

    O problema que lhes é colocado para avaliação é trabalho de um verdadeiro investigador criminal: "No dia 19 de Dezembro, os pais de uma jovem comunicam o seu desaparecimento". A rapariga foi encontrada sem vida no interior de uma casa - a Casa Crime, que agora é uma residência onde "é frequente haver festas e consumo de droga", de acordo com os vizinhos.

    Lá dentro há vidros partidos, copos derrubados, sangue e dois cadáveres - o da rapariga desaparecida e o de um homem. Aqui os mortos são bonecos que já vestiram roupa da moda em montras de uma conhecida marca. A cocaína é farinha. E o sémen dentro dos preservativos espalhados pelas divisões é leite em pó. Tudo serve para ser analisado em laboratório.

    "Num dia entrei sem protecção e eles acabaram por recolher fibras cor-de-rosa. No laboratório constatou-se que eram do meu cachecol", diz, sorridente, a professora de Métodos Avançados de Análise da Cena de Crime I, Ana Paula Ferreira. A sua boa disposição não é o único motivo para que os alunos não tolerem um atraso nas suas aulas. Esta é a cadeira que obriga os alunos a trabalhar no terreno. E raros são os que vêem nisso um sacrifício.

    A maior parte dos alunos confessa que foram séries de televisão, como o CSI, que os fizeram despertar para esta nova realidade. Mas o coordenador do curso, Alexandre Quintas, sublinha que ainda não davam essas séries e já ele tinha pensado em associar as ciências exactas às sociais e criar um verdadeiro investigador criminal pelas mãos de uma licenciatura de Ciências Forenses e Criminais.

    "Peguei no meu exemplo. Sou de Bioquímica, e grande parte dos meus colegas trabalham em laboratórios e fazem perícias neste âmbito", reconhece.

    Mas estará o mercado de trabalho aberto a esta nova realidade? O coordenador Alexandre Quintas e a professora Ana Paula acreditam que os futuros licenciados - agora no segundo ano - estão preparados para seguir vários caminhos alternativos. "O curso tem disciplinas tão diversas como Química, Física, Matemática, Psicologia, Processo Penal e Sociologia", justifica Alexandre Quintas.

    Neste momento, diz a lei, o curso de acesso à Polícia Judiciária reserva 30% das vagas a licenciados em Direito. As restantes são abertas de acordo com as necessidades da instituição, mas normalmente falam em especializações específicas como Biologia ou Química. Alexandre Quintas espera conseguir quebrar isso e introduzir o curso entre as licenciaturas procuradas.

    Fonte da Polícia Judiciária admite que nem sempre o conhecimento da investigação criminal é útil para alguém que trabalhe no Laboratório de Polícia Científica (LPC). E por isso a lei não confere o estatuto de investigador criminal a estes profissionais. O facto de um perito em Biologia ter total desconhecimento do processo criminal "poderá torná-lo mais isento".

    Para o Instituto Nacional de Medicina Legal, uma formação específica em Química, por exemplo, seguida de uma especialização em Ciências Forenses, é mais útil, diz fonte do INML que pediu para não ser identificada.

    Mas há um mercado que estes formandos poderão explorar: o privado. A lei confere exclusividade ao Instituto Nacional de Medicina Legal e ao Laboratório de Polícia Científica às perícias solicitadas pelas polícias e tribunais. Mas o processo penal prevê o princípio do contraditório e confere às partes o poder da contraprova.

    Significa isto que qualquer arguido ou parte num processo pode deslocar-se a um laboratório privado e pedir exames. "O problema é que em Portugal quase não há dinheiro para pagar a um advogado quanto mais a um laboratório", diz Carlos Pinto de Abreu. Ainda assim, o advogado acredita que estas formações poderão trilhar caminho à investigação privada.

    Há laboratórios privados em Portugal que já fazem exames genéticos, perícias psiquiátricas e até exames grafológicos. A maior parte dos clientes destes são as seguradoras.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 21:45