BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Descoberto mecanismo de reforço da memória

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
02012010

Descoberto mecanismo de reforço da memória

Mensagem por Varicela

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1456412&seccao=Sa%FAde

Medicina
Descoberto mecanismo de reforço da memória
27 Dezembro 2009

Investigação poderá ajudar a resolver problema na base da doença de Alzheimer.

Cientistas americanos podem ter resolvido um dos maiores enigmas do cérebro, ao esclarecerem o mecanismo que leva certas proteínas a reforçarem as sinapses, cimentando memórias.

O trabalho usou ratos de laboratório para tentar resolver um problema que tem intrigado os cientistas: as ligações entre os neurónios (as sinapses) são mais fortes quando há proteínas, mas no processo ocorre destruição proteica.

Investigadores da Universidade de Santa Bárbara publicaram na revista Neuron um estudo que sugere haver ligação entre a produção das proteínas que reforçam as sinapses e a presença de ARN, as moléculas que transportam a informação genética do núcleo para o resto da célula. O estudo sugere que existe uma molécula "silenciadora" do ARN, a qual se fragmenta quando ocorre uma experiência pouco usual, produzindo então as proteínas que vão reforçar a sinapse. A degradação de proteínas ocorre em simultâneo com a formação de novas proteínas, o que parece resolver o aparente paradoxo.

Os cientistas afirmam que esta investigação pode ter aplicações práticas nos tratamentos de doentes com Alzheimer e outras doenças associadas à fragilidade das ligações entre neurónios e à saúde das sinapses.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sab 22 Jul 2017, 11:54