BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Bolsa de InvestigaçãoCESAM Centro Estudos do Ambiente do Mar

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
27012010

Bolsa de InvestigaçãoCESAM Centro Estudos do Ambiente do Mar

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=23&cid=14471&bl=1

Bolsa de Investigação V (m/f)(26-01-10)
CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Universidade de Aveiro

Estão abertas candidaturas para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto FCT PTDC/AAC-CLI/104085/2008, designado por “ECOSAM: Efeitos do Aumento de Dióxido de Carbono nos Sapais “ do Laboratório Associado CESAM.

1. Duração e Regime da Actividade: Duração de 12 meses, com início previsto para Abril de 2010, em regime de exclusividade, conforme regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos) e Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Despacho de 13 de Abril da Srª Reitora, publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 9887/2005 (2ª série), de 3 de Maio. A bolsa poderá eventualmente ser prorrogada, até um período máximo total de 24 meses.

2. Objecto da Actividade: A bolsa terá por objectivo a concretização de trabalho de investigação no âmbito da hidrodinâmica e do transporte de traçadores passivos na Ria de Aveiro e no Estuário do Tejo, nomeadamente através da aplicação de modelos numéricos e da execução de trabalho de campo, e respectivo tratamento e exploração de resultados. Os objectivos a atingir pelo bolseiro serão os seguintes: contribuir para a avaliação da situação actual dos sapais da Ria de Aveiro e do Estuário do Tejo;participar no trabalho de campo a desenvolver; efectuar simulações hidrodinâmicas e de transporte de traçadores passivos nas áreas de intervenção e analisar os respectivos resultados; identificar as zonas de origem dos sedimentos para os canais envolventes dos sapais, assim como as respectivas zonas de exportação; simular cenários futuros em condições de alterações climáticas

3. Orientação Científica: Estará a cargo dos Professores Doutores João Miguel Dias (Dep. Física UA) e Helena Silva (Dep. Biologia UA)

4. Formação Académica: Os destinatários preferenciais da bolsa são Mestres ou Licenciados em Ciências do Mar ou em áreas científicas afins.

5. Remuneração: 980 Euros (Mestre) ou 745 (Licenciado), de acordo com as tabelas em vigor. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

6. Documentos de Candidatura: Requerimento dirigido ao Exmº. Presidente do Júri; Uma carta de motivação; Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado; Fotocópia do Bilhete de Identidade; Certificado (ou sua fotocópia simples) comprovativo das habilitações académicas, com indicação das notas obtidas em cada disciplina; Cópia das publicações científicas mais relevantes; Documentos adicionais (com carácter facultativo), tais como cartas de referência e documentos comprovativos de estágios ou cursos complementares realizados; Outros elementos de interesse para o processo.

As candidaturas deverão ser dirigidas ao Departamento de Biologia, ao cuidado da Prof. Dra. Helena Silva.

O resultado do processo de selecção será divulgado através de envio de informação escrita aos candidatos.

7. Data de Início e Conclusão do prazo do Concurso: O prazo de recepção das candidaturas será de 8/02/2010 a 22/02/2010.

8. Critérios de Avaliação: A avaliação será feita mediante análise curricular e eventual entrevista. Será dada preferência a candidatos com conhecimentos sólidos na área de: i) utilização do modelo numérico hidrodinâmico SIMSYS2D; ii) aplicação de modelos numéricos ao estudo hidrodinâmico da Ria de Aveiro e/ou Estuário do Tejo; iii) prática de trabalho de campo no âmbito da oceanografia biológica; iv) ferramentas informáticas (Surfer, Origin, Fortran, Matlab, sistema operativo LINUX). Será ainda dada preferência a candidatos com disponibilidade para a realização de trabalho de campo, e que apresentem perspectivas de trabalho no âmbito do projecto a longo prazo.

9. Júri: O júri responsável pela selecção será constituído pelos Professores Doutores João Miguel S.S. Dias docente do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, pela Professora Doutora Maria Helena Abreu Silva, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e pelo Doutor Nuno Alexandre Firmino Vaz, investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar.

(disponível em www.eracareers.pt a 26-01-10)
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sab 25 Nov 2017, 03:59