BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Paleontólogos portugueses descobrem nova tartaruga

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
05022010

Paleontólogos portugueses descobrem nova tartaruga

Mensagem por Varicela

http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/tartaruga-ciencia-paleontologos-ambiente--tvi24/1137180-4070.html

Paleontólogos portugueses descobrem nova tartaruga
Angolachelys mbaxi vivia há 90 milhões de anos

Um grupo que integrava paleontólogos de Portugal, Estados Unidos, Angola e Holanda, vê agora confirmada a descoberta que ocorreu em Abril de 2005 nas rochas cretácicas - o achamento do crânio fóssil de tartaruga marinha de grandes dimensões -, durante uma expedição da National Geographic, pelo paleontólogo Octávio Mateus, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa.

O grupo contou ainda com a colaboração do cientista norte-americano Louis Jacobs, da Southern Methodist University, e autor do livro «Em busca dos dinossauros africanos».

Citado no comunicado enviado à Lusa, Miguel Telles Antunes, paleontólogo da Academia de Ciências de Lisboa, que integra a equipa, realçou que o achado «é sobremaneira interessante, quer pela qualidade do material encontrado, quer por se tratar de um grupo muito mal conhecido na região. O achado representa um grande passo em frente dos conhecimentos científicos».

A descoberta foi batizada Angolachelys mbaxi, em que o nome Angolachelys significa «tartaruga de Angola», e mbaxi é a palavra em kimbundo, língua do noroeste de Angola, para tartaruga.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Dom 24 Set 2017, 13:16