BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Estudo revela que metade dos primatas do mundo está ameaçada

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    22022010

    Estudo revela que metade dos primatas do mundo está ameaçada Empty Estudo revela que metade dos primatas do mundo está ameaçada

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=15604&bl=1

    Estudo revela que metade dos primatas do mundo está ameaçada

    O estudo realizado pelos peritos da UICN identificou as 25 espécies sob maior risco de extinção, que incluem primatas de todos os continentes, ameaçados pela desflorestação e a caça para o comércio ilegal de animais de estimação e de carne de animais selvagens.

    Foi recentemente concluída a edição de 2008-10 da avaliação do estado de conservação dos primatas, a ordem de mamíferos que inclui os animais mais próximos evolutivamente do Homem. E os resultados não são animadores já que 48% das 634 espécies identificadas pela ciência se encontra sob ameaça de extinção.

    O estudo, realizado por 85 especialistas em Primatologia para a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), identificou as 25 espécies de primatas mais ameaçadas e cuja sobrevivência depende de medidas de conservação a curto-prazo.

    Entre os 25 primatas em maior risco incluem-se espécies de todos os continentes onde os primatas ocorrem naturalmente: 11 de África – 5 das quais de Madagáscar -, 11 asiáticas e 3 da América Central e do Sul.

    Do Top 25 fazem parte espécies tão emblemáticas quanto o gorila (subespécie do Rio Cross - Gorilla gorilla diehli) ou o orangotango (espécie da Ilha de Sumatra – Pongo abelii) mas também espécies não tão conhecidas como o társio da Ilha Siau (Tarsius tumpara), na Ásia, ou o lémur-de-cabeça-cinzenta (Eulemur cinereiceps) de Madagáscar.

    As principais ameaças são a destruição das florestas tropicais e a caça para o comércio ilegal de animais de estimação e o comércio de carne de animais selvagens.

    Segundo Russell Mittermeier, presidente do Grupo de Especialistas em Primatas da UICN e Presidente da organização Conservation International “Os resultados (…) indicam que os primatas estão entre os grupos de vertebrados mais ameaçados. O objectivo das lista dos 25 mais ameaçados é realçar aqueles que estão sob maior risco, para atrair a atenção do público, estimular os governos nacionais a fazer mais e, sobretudo, a encontrar os recursos para implementar as tão necessárias medidas de conservação”.

    Apesar de o panorama geral não ser animador há situações pontuais que revelam que é possível inverter a tendência de declínio, como exemplificado pelo mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) e o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), cujo estatuto passou de “Criticamente Em Perigo” em 2003 para “Em Perigo” actualmente.

    Fonte: www.iucn.org

    Leituras Adicionais

    Ajude a conservar os primatas

    UICN: a crise da Biodiversidade é ainda pior do que se pensava

    UICN alerta para a precariedade do futuro dos mamíferos do Mediterrâneo

    Relatório da UICN identifica as espécies mais ameaçadas pelas Alterações Climáticas

    Documentos Recomendados

    Tráfico Nacional de Primatas: Táxons, Origens e Destinos

    Primatas Brasileiros em Centros de Triagem: Análise dos registros de 2002 a 2005
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 07:52