BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Descoberta nova espécie de dinossauro de pescoço longo

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
25022010

Descoberta nova espécie de dinossauro de pescoço longo

Mensagem por Varicela

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1502664

Paleontologia
Descoberta nova espécie de dinossauro de pescoço longo

Achado ocorreu nos Estados Unidos. Cientistas encontraram dois crânios intactos do novo saurópode 'Abydossaurus'

Um grupo de paleontólogos descobriu uma nova espécie de dinossauro nos Estados Unidos, no Dinossaur National Monument, no Leste do estado do Utah. Trata-se de mais um brachiossauro, o herbívoro de pescoço comprido imortalizado nos desenhos animados como um dinossauro bonzinho, e os seus descobridores baptizaram-no como Abydossaurus. A descoberta é publicada na revista Naturwissenshaften.

Uma das novidades deste achado, é que, ao contrário do que costuma acontecer, foram encontrados de uma assentada quatro crânios desta espécie, e dois deles estão intactos.

Para se ter uma ideia da invulgaridade que isto representa, é preciso explicar que até hoje só foi possível encontrar oito crânios intactos destes saurópodes, dos 120 tipos que já se conhecem.

O estudo dos ossos descobertos durante a escavação indica que o parente mais chegado desta nova espécie é o brachiossauro, que andou pela Terra 45 milhões de anos antes de do próprio Abydossaurus agora identificado.

Outra conclusão que os investigadores extraíram dos fósseis foi a de que os quatro exemplares eram todos juvenis.

Os quatro crânios descobertos têm muito ainda para dar à ciência e vêm mesmo a calhar, já que os conhecimentos que existem sobre os saurópodes dizem respeito sobretudo ao corpo, a contar do pescoço para baixo. Este achado poderá por isso fornecer novas pistas sobre o seu comportamento alimentar, por exemplo. O estudo já feito sobre a sua dentição mostra que ela era pouco desenvolvida, o que indica por seu turno que aqueles animais mastigavam pouco o que comiam.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sab 23 Set 2017, 13:54