BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Harvard Medical School financia projectos em Portugal

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    07032010

    Harvard Medical School financia projectos em Portugal Empty Harvard Medical School financia projectos em Portugal

    Mensagem por Varicela

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=164999

    Medicina
    Harvard Medical School Portugal vai financiar projectos sobre malária, ritmo cardíaco fetal e cancro
    Os primeiros projectos de investigação médica que serão financiados pelo programa Harvard Medical School Portugal são liderados por cientistas portugueses que se dedicam a investigar a malária, o ritmo cardíaco dos fetos e o cancro do esófago

    No total, candidataram-se 38 equipas de investigação ao primeiro concurso para financiamento promovido por este programa, que resulta de uma parceria entre o Governo português e a universidade norte-americana Harvard Medical School, anunciou à Lusa uma das directoras executivas do programa, Carmo Fonseca.


    Um dos projectos é liderado por Diogo Ayres de Campos, da Faculdade de Medicina do Porto. A sua investigação visa melhorar a capacidade de decisão médica relativamente ao desenvolvimento fetal nos últimos tempos de gravidez.


    O objectivo é «evitar que alguns bebés sofram ou eventualmente morram nos últimos períodos da gravidez através de uma monitorização muito mais precisa do seu ritmo cardíaco», precisou Carmo Fonseca.


    Outra candidatura vencedora é liderada por Mónica Dias, do Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras), que se tem centrado no mecanismo de divisão das células. No projecto financiado pelo Harvard Medical School Portugal, o foco será um tipo específico de cancro do esófago, para o qual «é preciso fazer tudo».


    «É preciso descobrir novos métodos para fazer um diagnóstico o mais precoce possível e também encontrar novas formas de tratamento», resumiu Carmo Fonseca.


    O terceiro projecto tem à frente Maria Mota, do Instituto de Medicina Molecular (Lisboa), que se tem dedicado ao estudo da malária. Em colaboração com Harvard propõe-se descobrir novos medicamentos para tratar a doença.


    «Nos últimos anos têm sido experimentadas novas drogas, mas todas rapidamente desencadeiam resistências da parte do parasita que provoca a doença», disse Carmo Fonseca.


    A equipa vai agora fazer uma «triagem em grande escala de compostos químicos, em que estão a depositar grande esperança, muito bem validada por razões científicas, para que possam identificar novas moléculas mais eficazes no tratamento» da malária.


    O financiamento destes projectos durará três anos e será feito um acompanhamento regular para avaliar os progressos. Cada projecto poderá receber globalmente 900 mil euros.


    A responsável sublinhou o «enorme interesse» neste concurso inicial, que «ultrapassou bastante as expectativas»: «Houve 38 equipas a apresentar candidaturas para apenas três que podiam ser financiadas. A competição foi muito apertada».


    Cada uma dessas equipas engloba pelo menos dois grupos em Portugal e um em Harvard, cujas candidaturas foram avaliadas por um painel independente formado nos Estados Unidos.


    Carmo Fonseca relatou que o parecer final destacava um «nível muito competitivo pelos padrões internacionais», além de existirem cinco projectos de «altíssima qualidade».


    A parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Harvard Medical School arrancou em Maio de 2009, foi contratualizada por cinco anos e terá uma implementação total de sete.


    Além dos projectos de investigação na área da medicina está previsto ainda um programa de treino em investigação clínica para médicos, workshops em vários temas da investigação médica e um programa de apoio à comunidade académica/cientifica para a divulgação dos resultados da investigação médica ao público.


    O programa tem um investimento total de 42 milhões de euros.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 18:12