BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Amazónia dividida em 10 regiões para evitar desflorestação

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    25032010

    Amazónia dividida em 10 regiões para evitar desflorestação Empty Amazónia dividida em 10 regiões para evitar desflorestação

    Mensagem por Varicela

    http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/Amazonia+vai+ser+dividida+em+10+regioes+para+evitar+desflorestacao.htm

    Amazónia vai ser dividida em 10 regiões para evitar desflorestação
    A floresta da Amazónia vai ser dividida em 10 regiões e para cada uma será adotada uma estratégia para evitar a degradação ambiental, de acordo com o projeto apresentado pelo ministro do Meio Ambiente brasileiro para preservar aquela zona. De acordo com a Folha On-Line, o projeto de Carlos Minc, chamado de 'Macrozoneamento Ecológico Económico', vai adotar uma estratégia diferente para cada uma das dez regiões, para "regular as atividades económicas e evitar a degradação ambiental".

    « Classifique este artigo Partilhar:
    "O estudo, que levou dois anos para ficar pronto, inclui uma recomendação ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para que, em algumas áreas, haja restrições para financiamentos à pecuária e ao agronegócio", refere o jornal.

    Por seu lado, a página de Internet do Estadão afirma que o projeto de Carlos Minc "quebra vários tabus e ressuscita alguns pesadelos dos ambientalistas".

    Segundo o jornal, o documento preserva obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), inclusive as que cortam áreas de preservação, mas impõe restrições ao agronegócio e cria um muro de proteção ao longo de 1700 quilómetros na borda sul da Amazónia, para impedir que a desflorestação atinja o coração da floresta.

    "Minc informou que a medida se destina a cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil nas Nações Unidas (ONU) para a redução da emissão de gases causadores do efeito de estufa", lê-se no Estadão.

    Obras polémicas mantêm-se

    O projeto preserva obras importantes para o desenvolvimento, como as hidroelétricas do Rio Madeira e a Rodovia Transoceânica, mas permite a destruição de partes da floresta nativa, refere.

    O ministro incluiu no documento a conclusão de obras polémicas, como a pavimentação da Transamazónica e dá luz verde à construção da estrada que liga Cuiabá (Mato Grosso) a Santarém (Pará) e atravessa territórios indígenas e áreas de proteção ambiental.

    De acordo com o ministro do Meio Ambiente, o objetivo do projeto é "compatibilizar a produção económica com a preservação da maior floresta tropical do planeta, que já perdeu mais de 13% da sua cobertura original".

    O documento foi aprovado pelos nove governos estaduais da região e encaminhado para análise da Casa Civil antes de ser enviado ao Presidente Lula da Silva.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 10:53