BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


1,3 milhões de euros para projecto de investigador português

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
01042010

1,3 milhões de euros para projecto de investigador português

Mensagem por Varicela

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/tvi24-tecnologia-investigador-projecto-cancro-celulas/1151820-4069.html

1,3 milhões de euros para projecto de investigador português
Pretende testar nova explicação para o processo de divisão molecular, que está na base de anomalias muito frequentes em cancros humanos»

A organização internacional Human Frontier Science Program atribuiu cerca de 1,3 milhões de euros ao projecto proposto por um investigador português que pretende testar uma nova explicação para o processo de divisão celular.

O projecto em causa é da responsabilidade do consórcio liderado pelo investigador Hélder Maiato do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, avança a Lusa.

De acordo com um comunicado da Universidade do Porto, o consórcio pretende «testar uma nova explicação para o processo de divisão molecular, processo que está na base de anomalias muito frequentes em cancros humanos».

Para isso, a equipa vai tomar como alvo o papel da matriz que envolve o fuso mitótico, estrutura que organiza a divisão das células.

«A matriz do fuso mitótico sempre foi vista como um repositório de materiais celulares no processo de divisão», acrescenta o comunicado da Universidade do Porto.

Hélder Maiato e os colaboradores «querem provar que tal ideia está errada e que aquela zona nebulosa assume um papel muito mais activo no processo de divisão celular».

O consórcio, que reúne três equipas do IBMC, do Whitehead Institute, MIT (Estados Unidos) e do German Cancer Research Center (Alemanha), acredita que, caso os testes sejam bem sucedidos, o modelo pode potenciar a regulação da fidelidade da divisão celular, precavendo algumas anomalias associadas ao surgimento de cancro.

Para Hélder Maiato, a bolsa atribuída pela organização HSFP vem enriquecer um percurso que, apesar de curto, conta já com prémios e trabalhos publicados em revistas da especialidade.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sab 23 Set 2017, 11:58