BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Lançada 2ª edição do Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portuga

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
20042010

Lançada 2ª edição do Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portuga

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=18317&bl=1

Lançada 2ª edição do Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal

A nova versão conta com uma nova apresentação gráfica da informação sobre a distribuição e características específicas, ameaças e medidas de conservação a nível nacional das 47 espécies da herpetofauna terrestre e 5 espécies de tartarugas marinhas que ocorrem naturalmente em território nacional.

Foi recentemente reeditado pela Esfera do Caos Editores o Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal.

Lançada pela primeira em 2008 esta publicação veio actualizar os dados de distribuição de 47 espécies de sapos e rãs, salamandras e tritões, cágados, lagartos e lagartixas, cobras e osgas que ocorrem naturalmente em terra no território nacional, bem como 5 espécies de tartarugas marinhas.

A informação sobre as áreas de ocorrência de cada espécie é complementada por uma ficha que resume as suas características, identificando as principais ameaças e medidas de conservação, apresentadas com um novo grafismo.

A edição do atlas foi coordenada por Armando Loureiro, Nuno Ferranda de Almeira, Miguel A. Carretero e Octávio S. Paulo e o livro foi publicado com os apoios do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Oceanário de Lisboa, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto e do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O livro será apresentado no próximo dia 30 de Abril na Conferência Internacional sobre Ecologia e Conservação de Anfíbios por Humberto Rosa (Secretário de Estado do Ambiente), Teresa Gouveia (Fundação Calouste Gulbenkian e Eduardo Crespo (Centro de Biologia Ambiental.

Fontes: portal.icnb.pt

Leituras Adicionais

Fichas de Anfíbios

Causas do declínio global dos anfíbios

Conservação dos répteis no Noroeste de Portugal

Novo Livro Vermelho dos Vertebrados

Documentos Recomendados

The Status and Distribution of Reptiles and Amphibians of the Mediterranean Basin

LIFE and Europe’s Reptiles and Amphibians - Conservation in Practice
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sab 25 Nov 2017, 04:00