BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Desenvolvido método para prever as extinções no mundo animal

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    13092010

    Desenvolvido método para prever as extinções no mundo animal Empty Desenvolvido método para prever as extinções no mundo animal

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=24065&bl=1

    Desenvolvido método para prever as extinções no mundo animal

    Cientistas americanos criaram uma metodologia que permite prever quando uma espécie entra numa espiral de declínio que, se não se agir atempadamente, conduz à sua extinção. O procedimento foi desenvolvido em laboratório, resta agora ver se se pode aplicar in situ, na Natureza.

    Foi recentemente publicado online na revista Nature um artigo sobre uma nova metodologia para detectar casos de espécies animais que se aproximam perigosamente da extinção. O procedimento envolve o reconhecimento de um fenómeno de “abrandamento” que caracteristicamente precede eventos de alteração drástica e que é aplicável em vários campos.

    No caso das populações animais o “abrandamento” corresponde a uma incapacidade de reacção, uma dificuldade cada vez maior em reagir a fenómenos que provocam declínio populacional.

    Os investigadores John Drake (universidade da Georgia) e Blaine Griffen deliniearam uma experiência em laboratório utilizando pulgas-de-água (Daphnia magna) para tentar identificar sinais de alerta que indicam a entrada nesta fase de "abrandamento".

    Os cientistas utilizaram 60 aquários onde introduziram populações da pulga-de-água que alimentaram com algas, dividindo-as em dois grupos experimentais: ao primeiro foi fornecido alimento sem restrições ao passo que o segundo foi sofrendo uma redução progressiva na disponibilização de alimento.

    Este grupo começou a “definhar” atingindo um momento-chave, aos 270 dias, a partir do qual a morte era certa em pouco mais de um ano. Comparando as tendências populacionais de ambos os grupos experimentais, Drake e Griffen identificaram quatro medidas estatísticas da abundância que os distinguem e que são sinais de alerta para o declínio final no grupo privado de alimento.

    Resta agora determinar se a metodologia se pode aplicar in situ, na Natureza, confirmando-se como uma ferramenta de grande utilidade no campo da Biologia da Conservação. A dificuldade da aplicação desta metodologia aos casos de espécies selvagens reside, previsivelmente, na escassez de informação sobre as tendências populacionais que caracteriza os casos reais de pré-extinção.

    Fonte: news.sciencemag.org

    Leituras Adicionais

    Antecipando a próxima onda de extinção de espécies de animais

    Os mamíferos podem estar quase a meio caminho de uma extinção em massa

    O maior mamífero terrestre Europeu permanece à beira da extinção

    Priolo é exemplo internacional na fuga à extinção

    Espécies em vias de extinção - Perdidas para sempre?

    Documentos Recomendados

    On the brink between extinction and persistence

    Minimizing extinction risk through genetic rescue
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 18:18