BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Cientistas portugueses avançam com regeneração danos cerebro

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
22092010

Cientistas portugueses avançam com regeneração danos cerebro

Mensagem por Varicela

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=223153

Cientistas portugueses avançam para a regeneração de danos cerebrais

A regeneração de zonas lesionadas no cérebro pode ser possível no futuro, graças a uma descoberta feita por um grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

Os cientistas descobriram que o óxido nítrico – que é produzido no cérebro em caso de inflamação na sequência de uma lesão cerebral, como já se sabia – ajuda à proliferação de células estaminais neuronais, noticia a TSF.

«Na sequência de uma lesão cerebral, se quisermos reparar a zona lesionada, podemos identificar alvos terapêuticos onde possamos actuar a nível farmacológico para estimular a formação de novas células a partir destas células estaminais neuronais», explicou a investigadora que coordena o estudo.

Inês Araújo explicou, citada mesma rádio, que as células estaminais neuronais têm capacidade para recuperar as zonas que foram lesionadas no cérebro, mas primeiro é preciso educá-las – «não é diferente de educar uma criança».

«Usando as plataformas que a célula já tem, podemos estimular determinado circuito de forma a que seja activado e a célula passe a reagir em função do nosso estimulo», acrescentou. Os investigadores descobriram que se for aplicado óxido nítrico às células estaminais neutrais «elas vão proliferar muito mais».

O óxido nítrico é um composto de alguns medicamentos já no mercado. A aplicação em casos de terapia celular e regeneração de células no cérebro pode ser, assim, conseguida num futuro próximo. 08:44 - 22-09-2010
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sex 24 Nov 2017, 22:21