BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Investigador do CIBIO publica na Nature

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
04102010

Investigador do CIBIO publica na Nature

Mensagem por Varicela

http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=5725

Investigador do CIBIO publica na Nature

"A Genómica e o futuro da Genética da Conservação" é o título (traduzido do inglês) do artigo publicado na Nature, cujo co-autor é um investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), da Universidade do Porto, e simultaneamente professor e investigador da Universidade de Montana, nos EUA. O norte-americano Gordon Luikart assinou o artigo, em parceria com Fred Allendorf (Universidade de Montana) e Paul Hohenlohe (Universidade do Oregon), publicado na edição de 17 de Setembro (on-line) da Nature Reviews Genetics, um dos periódicos do grupo Nature.

Gordon Luikart e Fred Allendorf são ainda autores de "Conservation and the Genetics of Populations" (Blackwell Publishing, 2007), um dos manuais mais seguidos actualmente, nesta área, facto que terá sido determinante para o convite feito pela Nature e que culminou na publicação deste recente artigo.

A colaboração de Gordon Luikart com o CIBIO começou em 2005. Orientou diversas teses de doutoramento e de mestrado de inscritos na Universidade do Porto, como por exemplo, a outro investigador do CIBIO, Albano Beja-Pereira, fundador e organizador do curso anual "Conservation Genetics Data Analyses (ConGen)", que decorre, alternadamente, nas Universidades do Porto e de Montana, curso onde também lecciona Luikart.

O artigo agora publicado faz um ponto da situação sobre os avanços na Genética da Conservação das espécies, nomeadamente comparando o anterior método de sequenciação do genoma, por partes, com o actual que permite a sequenciação do genoma inteiro de uma determinada espécie e a um custo bastante mais reduzido. Em 2003, Luikart tinha sido autor de um outro artigo, no mesmo periódico, sobre as potencialidades da Genómica Populacional. "Estamos a aproximar-nos a passos largos do paradigma da sequenciação do genoma por 100 dólares, lançado há uns anos atrás", salienta Albano Beja-Pereira que está envolvido, com Gordon Luikart, num projecto internacional de sequenciação de 10 mil genomas. No entanto, lamenta, em Portugal só existe um aparelho capaz de sequenciar o genoma com esta rapidez e economia de custo e está no Biocamp.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Seg 24 Jul 2017, 17:42