BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Investigador do CIBIO publica na Nature

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    04102010

    Investigador do CIBIO publica na Nature  Empty Investigador do CIBIO publica na Nature

    Mensagem por Varicela

    http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=5725

    Investigador do CIBIO publica na Nature

    "A Genómica e o futuro da Genética da Conservação" é o título (traduzido do inglês) do artigo publicado na Nature, cujo co-autor é um investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), da Universidade do Porto, e simultaneamente professor e investigador da Universidade de Montana, nos EUA. O norte-americano Gordon Luikart assinou o artigo, em parceria com Fred Allendorf (Universidade de Montana) e Paul Hohenlohe (Universidade do Oregon), publicado na edição de 17 de Setembro (on-line) da Nature Reviews Genetics, um dos periódicos do grupo Nature.

    Gordon Luikart e Fred Allendorf são ainda autores de "Conservation and the Genetics of Populations" (Blackwell Publishing, 2007), um dos manuais mais seguidos actualmente, nesta área, facto que terá sido determinante para o convite feito pela Nature e que culminou na publicação deste recente artigo.

    A colaboração de Gordon Luikart com o CIBIO começou em 2005. Orientou diversas teses de doutoramento e de mestrado de inscritos na Universidade do Porto, como por exemplo, a outro investigador do CIBIO, Albano Beja-Pereira, fundador e organizador do curso anual "Conservation Genetics Data Analyses (ConGen)", que decorre, alternadamente, nas Universidades do Porto e de Montana, curso onde também lecciona Luikart.

    O artigo agora publicado faz um ponto da situação sobre os avanços na Genética da Conservação das espécies, nomeadamente comparando o anterior método de sequenciação do genoma, por partes, com o actual que permite a sequenciação do genoma inteiro de uma determinada espécie e a um custo bastante mais reduzido. Em 2003, Luikart tinha sido autor de um outro artigo, no mesmo periódico, sobre as potencialidades da Genómica Populacional. "Estamos a aproximar-nos a passos largos do paradigma da sequenciação do genoma por 100 dólares, lançado há uns anos atrás", salienta Albano Beja-Pereira que está envolvido, com Gordon Luikart, num projecto internacional de sequenciação de 10 mil genomas. No entanto, lamenta, em Portugal só existe um aparelho capaz de sequenciar o genoma com esta rapidez e economia de custo e está no Biocamp.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 10:13