BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Zoos portugueses com deficiências no tratamento dos animais

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    04022011

    Zoos portugueses com deficiências no tratamento dos animais Empty Zoos portugueses com deficiências no tratamento dos animais

    Mensagem por Varicela

    http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/zoos-jardins-zoologicos-born-free-tvi24/1230380-4070.html
    Zoos portugueses com deficiências no tratamento dos animais


    Avaliação extensiva da Born Free diz que nenhum jardim zoológico da Europa cumpre os requisitos legais impostos


    Falta de atenção às carências dos animais, veterinários com pouca experiência e controlo deficiente da actividade são os principais problemas apontados pela «Born Free», uma associação não governamental que avaliou as condições dos jardins zoológicos em 20 países europeus onde se inclui Portugal.

    A «Born Free» avaliou mais de 200 zoos e afirma, de acordo com declarações cedidas à Lusa, que foi «a mais extensiva investigação» que concluiu que nenhum cumpre todos os requisitos legais impostos.

    Daniel Turner, responsável pela associação que defende a melhoria de vida dos animais que vivem em cativeiro na Europa, confirma ainda que «os animais estão a ser mantidos em condições abaixo do esperado e que não correspondem às suas necessidades básicas e específicas».

    O responsável pela associação disse que «os organismos de controlo responsáveis pela emissão de licenças e pela fiscalização parecem não conhecer as questões e não ter treino para interpretar e aplicar a lei».

    Condição que se verifica também deficiente é ao nível dos veterinários «de quem se espera que identifiquem o mau estar dos animais e que trabalhem com os zoos para melhorar as condições e que parecem não ter grande conhecimento ou experiência», diz Daniel Turner.

    Embora os relatórios referentes aos oito jardins zoológicos portugueses só sejam conhecidos dentro de um mês, o responsável do projecto garante que também carecem dos mesmos problemas que os restantes.

    Os relatórios que já foram conhecidos são os da Bulgária, Chipre, Grécia, Irlanda e Roménia. Daniel Turner refere que os países já «apresentaram um plano de acção de dois anos para tentar resolver os problemas».

    O projecto da «Born Free» começou por analisar a legislação de cada países e depois enviou pessoas para observarem as condições dos jardins zoológicos.

    Nesta avaliação foram incluídos também parques safari, aquários, aviários ou viveiros de animais terrestres.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 06:25