BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Plantas enviam SMSs a pedir água

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
17032011

Plantas enviam SMSs a pedir água

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=32175&bl=1
Plantas enviam SMSs a pedir água






As plantas de interior dão cor e vida às nossas casas, produzem oxigénio, purificam os ar, eliminam gases nocivos e reduzem os níveis de monóxido de carbono, mas frequentemente esquecemos-nos de as regar. Agora, através de um pequeno dispositivo, as nossas plantas já nos podem informar das suas necessidades.

Um trabalho de investigação de telecomunicações interactivas produziu um sensor de humidade do solo que permite às plantas de interior utilizar o serviço de mensagens curtas (SMS) para enviar mensagens para os nossos telemóveis ou para o Twitter, a avisar para a necessidade de serem regadas, a agradecerem a água recebida ou a indicarem que foram regadas com excesso de água.

Para que esta comunicação seja possível, as sondas colocadas nos solos enviam ondas eléctricas e através da voltagem produzida, com base no nível de humidade do solo, determinam um resultado que pode ser interpretado como curtas mensagens.

Muitas pessoas procuram beneficiar das diversas vantagens de ter plantas interiores nas suas casas mas, frequentemente, esquecem-se de as regar. Com estes dispositivos desenvolvidos pretende-se solucionar o principal factor limitante para a manutenção das nossas plantas em casa.

Fonte: Science Daily


Leituras Adicionais

A Natureza em Casa

Plantas em Casa

Plantas carnívoras... os monstros terríveis do passado?
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Ter 24 Out 2017, 06:42