BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Brasil:Universidade de Aveiro descobre nova espécie d rato

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
17032011

Brasil:Universidade de Aveiro descobre nova espécie d rato

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=32197&bl=1
Brasil: Equipa da Universidade de Aveiro descobre nova espécie de rato arborícola



O Rhipidomys ipukensis é, como o nome indica, um roedor associado ao habitat “ipuca” característico da região de transição entre o Cerrado e a Amazónia ao longo do Rio Araguaia (Brasil), e foi descrito com base na análise morfológica de crânios e pelagens bem como em análises genéticas.


Uma equipa de cientistas da Universidade de Aveiro descobriu, em conjunto com colegas da Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil), uma nova espécie de rato arborícola nativo da região de transição entre o Cerrado e a Amazónia que se situa ao longo rio Araguaya, no Brasil.

O Rhipidomys ipukensis está, como o nome indica, associado ao “Ipuca” um tipo de habitat, típico da região, que corresponde a fragmentos florestais naturais que ocorrem na planície aluvial do Rio Araguaya e que está em risco devido à intensa exploração agrícola.

A descrição da nova espécie, publicada recentemente na revista Zootaxa, fez-se com recurso à análise morfológica de crânios e pelagens e também à análise genética, usando o citocromo-b, que permitiram concluir que se trata de uma entidade distinta de R. nitela.

A descoberta do novo rato-arborícola ocorre numa região muito pouco estudada e outros resultados do mesmo estudo constituem a primeira confirmação, no que aos pequenos mamíferos da Amazónia diz respeito, do modelo de especiação por efeito barreira dos rios, enunciado por Alfred Russal Wallace em 1852.

Fonte: Universidade de Aveiro, CESAM - CI

Leituras Adicionais

Nova espécie gigante de ratazana descoberta num vulcão na Papúa Nova Guiné

Descobertos fósseis da maior espécie de ratazana conhecida

Espécie de rato considerada rara transforma-se em “praga”

Documentos Recomendados

Guia dos Roedores do Brasil

Estudo da dieta do rato de Cabrera (Microtus cabrerae Thomas, 1906) no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Nenhum comentário.


    Data/hora atual: Seg 10 Dez 2018, 01:06