BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto

A Interna Juventude

Compartilhe
Peúga

Número de Mensagens : 34
29032011

A Interna Juventude

Mensagem por Peúga

"Recuperar a juventude perdida é ambição antiga. Imperadores, exploradores, alquimistas - muitos procuraram o segredo da juventude nos mais recônditos cantos do mundo. Longe de saber que ele está afinal tão perto, dentro das nossas células."
"Uma equipa liderada por um investigador luso-americano, Ronald DePinho, reverteu o processo de envelhecimento em ratinhos de laboratório geneticamente modificados e transformou numa extraordinária conquista da ciência o que era até então ficção científica."

Grande Reportagem SIC - 27 Março 2011
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Mensagem em Ter 29 Mar 2011, 13:33 por BioTouras

Tentei procurar um pouco na net sobre isto, e a primeira coisa que me apercebi foi que isto ja se passou em Janeiro-inicio de Fevereiro, da forma como falam na reportagem ate parece que foi mesmo agora xD

Mensagem em Ter 29 Mar 2011, 18:32 por Cumole Flácido e Peludo

Gosto! Andava à procura disso

Mensagem em Ter 29 Mar 2011, 18:34 por Bat Muma

Nuno90 escreveu:Gosto! Andava à procura disso

X2

Mensagem em Ter 29 Mar 2011, 19:15 por Pokémona

x3

Mensagem em Ter 29 Mar 2011, 23:05 por Jane Dou

Eu vi o senhor professor Quintanilha a falar e tive saudades das aulas dele Sad

Mensagem em Qua 30 Mar 2011, 11:49 por Peúga

BioTouras escreveu:Tentei procurar um pouco na net sobre isto, e a primeira coisa que me apercebi foi que isto ja se passou em Janeiro-inicio de Fevereiro, da forma como falam na reportagem ate parece que foi mesmo agora xD
Sim é verdade. Razz Se fores ao site da UNIVERSIA, a noticia ja tem quase 2 meses, foi aí que vi até. E quando soube da reportagem pensei "que atraso de comunicação" ;p Mas mais vale tarde que nunca! A ciencia tem que ser revelada Very Happy

Mensagem em Qua 30 Mar 2011, 11:50 por Peúga

Nuno90 escreveu:Gosto! Andava à procura disso
Very Happy Very Happy

Mensagem em Qua 30 Mar 2011, 11:51 por Peúga

Jane Dou escreveu:Eu vi o senhor professor Quintanilha a falar e tive saudades das aulas dele Sad
Tambem vi Smile Tiveste aulas com ele? Eu só vi uma palestra que ele deu nas jornadas de bioengenharia, e gostei muito Smile

Mensagem em Dom 03 Abr 2011, 17:45 por GripÁ

Hmmm....
Eles usaram ratinhos geneticamente modificados... Desactivaram um certo gene nos ratinhos que codificava a telomerase, e eles envelheceram prematuramente, apresentando idade correspondente a 80 anos humanos, com infertilidade, osteoporose, diabetes e doenças neuro-degenerativas. Com isto concluíram que a falta de telomerase levava ao envelhecimento precoce.

Depois começaram a dar-lhes um químico chamado 4-OHT (que é idêntico à telomerase) e os bichos melhoraram, alguns órgãos "rejuvenesceram", ganharam fertilidade, etc etc.

Afirmar que a falta de telomerase leva ao envelhecimento neste caso está correcto. Mas afirmar que, de alguma forma, um organismo receber telomerase faz recuperar a juventude perdida... Penso que não. Atenuou o envelhecimento quando o organismo não tinha nem ponta de telomerase.

Para afirmar que tem mesmo um papel importante em reverter o envelhecimento teriam que usar ratos normais. E já agora comparar com ratos com excesso de telomerase... Digo eu x)

Mas sim, é mais um passinho em frente Very Happy

Mensagem em Seg 04 Abr 2011, 12:58 por Peúga

GripÁ escreveu:Hmmm....
Eles usaram ratinhos geneticamente modificados... Desactivaram um certo gene nos ratinhos que codificava a telomerase, e eles envelheceram prematuramente, apresentando idade correspondente a 80 anos humanos, com infertilidade, osteoporose, diabetes e doenças neuro-degenerativas. Com isto concluíram que a falta de telomerase levava ao envelhecimento precoce.

Depois começaram a dar-lhes um químico chamado 4-OHT (que é idêntico à telomerase) e os bichos melhoraram, alguns órgãos "rejuvenesceram", ganharam fertilidade, etc etc.

Afirmar que a falta de telomerase leva ao envelhecimento neste caso está correcto. Mas afirmar que, de alguma forma, um organismo receber telomerase faz recuperar a juventude perdida... Penso que não. Atenuou o envelhecimento quando o organismo não tinha nem ponta de telomerase.

Para afirmar que tem mesmo um papel importante em reverter o envelhecimento teriam que usar ratos normais. E já agora comparar com ratos com excesso de telomerase... Digo eu x)

Mas sim, é mais um passinho em frente Very Happy

Sim, mas eles agora vão testar em animais em que o envelhecimento é natural. Penso que, de qualquer das formas, ajudará em muitas coisas, principalmente no que toca a doenças. Razz

Mensagem em Seg 04 Abr 2011, 18:00 por Jane Dou

Peúga escreveu:
Jane Dou escreveu:Eu vi o senhor professor Quintanilha a falar e tive saudades das aulas dele Sad
Tambem vi Smile Tiveste aulas com ele? Eu só vi uma palestra que ele deu nas jornadas de bioengenharia, e gostei muito Smile

Tive sim! Ciência e sociedade de BQ, uma cadeira de bioetica, mesmo o mundo do quintanilha Smile

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 24 Out 2017, 06:42