BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Um robot que se move como as lagartas

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    28042011

    Um robot que se move como as lagartas Empty Um robot que se move como as lagartas

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=34611&bl=1
    Um robot que se move como as lagartas


    Um robot que se move como as lagartas GOBT180


    Uma equipa de investigadores criou um novo robot de corpo mole para estudar o movimento ondulante que algumas lagartas usam para escapar dos seus predadores.

    Os criadores desta máquina, o GoQBot, com Huai-Ti Lin a liderar, pertencem à Universidade de Tufts em Massachusetts (EUA) e publicaram os resultados do seu trabalho na revista “'Bioinspiration & Biomimetics”. Estes investigadores queriam construir uma máquina capaz de superar as limitações típicas dos robots "moles". Estes dispositivos têm uma grande flexibilidade e adaptabilidade, mas não muito rápidos. À procura de uma solução, os cientistas fixaram-se no movimento das lagartas.
    Estes animais enroscam-se a grandes velocidades quando se sentem ameaçados, sendo um dos movimentos deste tipo mais rápidos no mundo animal. Os cientistas responsáveis pelo estudo consideram que esta táctica só é eficaz sobre superfícies lisas e envolvem um grande esforço.
    O robot fruto desta investigação, o GoQBot, imita o movimento das lagartas e tem também a sua morfologia. O “corpo” de silicone do robot adapta a forma de “Q” antes de se enrolar e sair disparado a mais de meio segundo. Em todo este processo, a máquina investe mais de 100 milésimos de segundo.
    Para além disso, o robot tem incorporado cinco emissores de infravermelhos ao longo do corpo que permitem monitorizar os seus movimentos. Para esta tarefa, os seus criadores utilizaram um sistema de controlo de velocidade em 3D.
    O GoQBot é mais um passo na investigação locomotiva para o desenvolvimento de futuros robots. Graças ao seu corpo fino e alargado com capacidade de se enroscar, Huan-Ti Lin considera que este robot poderá ser útil no futuro em situações de resgate, inspecção de edifícios e monitorização ambiental.
    Fonte: www.iopscience.iop.org
    Leituras adicionais:
    Cientistas ingleses criam peixe-robot
    Robot submarino explora o mais profundo dos fundos oceânicos
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 19:20