BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Um robot que se move como as lagartas

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
28042011

Um robot que se move como as lagartas

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=34611&bl=1
Um robot que se move como as lagartas





Uma equipa de investigadores criou um novo robot de corpo mole para estudar o movimento ondulante que algumas lagartas usam para escapar dos seus predadores.

Os criadores desta máquina, o GoQBot, com Huai-Ti Lin a liderar, pertencem à Universidade de Tufts em Massachusetts (EUA) e publicaram os resultados do seu trabalho na revista “'Bioinspiration & Biomimetics”. Estes investigadores queriam construir uma máquina capaz de superar as limitações típicas dos robots "moles". Estes dispositivos têm uma grande flexibilidade e adaptabilidade, mas não muito rápidos. À procura de uma solução, os cientistas fixaram-se no movimento das lagartas.
Estes animais enroscam-se a grandes velocidades quando se sentem ameaçados, sendo um dos movimentos deste tipo mais rápidos no mundo animal. Os cientistas responsáveis pelo estudo consideram que esta táctica só é eficaz sobre superfícies lisas e envolvem um grande esforço.
O robot fruto desta investigação, o GoQBot, imita o movimento das lagartas e tem também a sua morfologia. O “corpo” de silicone do robot adapta a forma de “Q” antes de se enrolar e sair disparado a mais de meio segundo. Em todo este processo, a máquina investe mais de 100 milésimos de segundo.
Para além disso, o robot tem incorporado cinco emissores de infravermelhos ao longo do corpo que permitem monitorizar os seus movimentos. Para esta tarefa, os seus criadores utilizaram um sistema de controlo de velocidade em 3D.
O GoQBot é mais um passo na investigação locomotiva para o desenvolvimento de futuros robots. Graças ao seu corpo fino e alargado com capacidade de se enroscar, Huan-Ti Lin considera que este robot poderá ser útil no futuro em situações de resgate, inspecção de edifícios e monitorização ambiental.
Fonte: www.iopscience.iop.org
Leituras adicionais:
Cientistas ingleses criam peixe-robot
Robot submarino explora o mais profundo dos fundos oceânicos
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Ter 24 Out 2017, 06:41