BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Baratas segregam substâncias com propriedades antibióticas

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
05082011

Baratas segregam substâncias com propriedades antibióticas

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=40616&bl=1

Baratas segregam substâncias com propriedades antibióticas revolucionárias



Investigadores ingleses descobriram, possivelmente, por viverem em ambientes hostis, tanto o cérebro destes insectos como o dos gafanhotos possuem 9 moléculas de antibiótico, que podem ser de grande utilidade para o Homem, cuja luta contra as bactérias se tem vindo a tornar cada vez mais difícil à medida que estas evoluem para resistir aos antibióticos tradicionais.


A luta humana contra os agentes patogénicos e, em particular, as bactérias, é uma estrada “sem fim à vista” porque estes seres têm a capacidade de evoluir tornando-se resistentes aos antibióticos o que obriga a um constantes alterações frequentes das suas “fórmulas”.

Entre as bactérias, existem algumas que são mais problemáticas, uma das quais é a MRSA, que é responsável por infecções como as que se adquirem em hospitais, que podem ser locais e facilmente combatidas ou atingir órgãos vitais com consequências bem mais graves.

No entanto, equipa de investigadores ingleses da Universidade de Nottingham pode ter feito uma descoberta revolucionária e que pode ser uma grande ajuda no combate à MRSA e não só.

Os cientistas realizaram experiências infectando o cérebro de baratas com MRSA, tendo observado que 90% das bactérias são aniquiladas, o mesmo resultado que foi quando se aplicou uma solução de cérebro de baratas a uma colónia de E.coli, bactéria presente em água e carne contaminadas.

Esta capacidade das baratas resistirem às infecções deve-se à presença no seu cérebro de 9 moléculas de antibiótico, característica que partilham com os gafanhotos, e que pode ser ser explicada pela frequente presença destes insectos em ambientes hostis.

Fontes: www.foxnews.com e www.utne.com


Leituras Adicionais

Anfíbios no caminho da descoberta de novos antibióticos

Carne americana contaminada por estafilococos resistentes a antibiótico

Zimbro da Virgínia contém antibiótico que poderá combater infecções mortais no Homem

Descoberto o primeiro vírus capaz de infectar vegetais e humanos

Bacteriófagos como alternativa a antibióticos: esquecidos ou simplesmente ineficazes?

Documentos Recomendados

Antibiotics and Allergic Disorders in Childhood

Pesquisa Directa Por PCR em tempo real dos agentes etiologicos da meningite Bacteriana


Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Seg 21 Ago 2017, 13:04