BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Caçadores mataram último rinoceronte de Java no Vietname

Compartilhe
avatar
Sheiraabadalhoca Holmes

Número de Mensagens : 5641
25102011

Caçadores mataram último rinoceronte de Java no Vietname

Mensagem por Sheiraabadalhoca Holmes

Caçadores mataram último rinoceronte de Java no Vietname

O último rinoceronte de Java do Vietname foi morto por caçadores furtivos. Amostras genéticas, recolhidas em 2010 no Parque Nacional de Cat Tien, no Vietname, confirmaram a morte do último exemplar da subespécie. A notícia foi avançada, esta terça-feira, pelo Fundo Mundial da Natureza.



Rinoceronte de Java extinto no Vietname.

O animal sucumbiu a ferimentos provocados por disparos nas patas e pelo corte do chifre, um dos principais produtos da medicina tradicional chinesa, com o intuito de ser vendido no mercado ilegal. Cada exemplar dos chifres pode chegar aos 21500 euros.

O Fundo Mundial da Natureza (WWF) denunciou a situação com a publicação de um artigo intitulado "A extinção do rinoceronte de Java no Vietname", que confirmava a extinção da subespécie. Os especialistas acreditavam que o rinoceronte de Java estava desaparecido até encontrarem, em 1988, um pequeno grupo na selva de Cat Tien.

Segundo o "El Mundo", a organização responsabiliza a caça "indiscriminada" no Vietname e aponta-a como o principal causa para o desaparecimento do animal. A WWF sublinha, ainda, que a destruição do habitat natural é outro factor que ameaça diversas espécies da região.

Perigo de extinção

"A única maneira de conservar as espécies ameaçadas do Vietname é proteger os habitats e acabar, de uma vez por todas, com a caça furtiva e o comércio ilegal", referiu Nick Cox, responsável do Programa de Espécies do Grande Mekong.

O especialista refere a falta de recursos do país asiático e apela à presença de "mais vigilantes, mais formação, mais supervisão e mais estudos quantitativos" para evitar que o cenário se repita com outras espécies em risco, como o elefante asiático, o tigre ou o crocodilo de Sião.

Com a extinção do rinoceronte de Java do Vietname, duas das três subespécies do animal desapareceram, permanecendo, na Indonésia, o último grupo destes animais. Calcula-se que, actualmente, a população desta subespécie de rinocerontes ronde os 50 exemplares em liberdade.

"O trabalho na Indonésia é cada vez mais complicado. Temos de assegurar que o que ocorreu com o rinoceronte no Vietname não se repita na Indonésia", advertiu Susie Ellis, membro da Fundação Internacional do Rinoceronte.

Ao todo, são cinco as espécies de rinocerontes existentes no mundo, todas elas em vias de extinção: o branco e o negro, ambos de África, o indiano, de apenas um chifre, o de Sumatra, de dois chifres, e o de Java.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

avatar

Mensagem em Ter 25 Out 2011, 19:15 por EsporraMatutina

Se era o último a especie mesmo assim estava condenada pois ia morrer de qualquer das maneiras... Mas esta é mais uma prova que o ser humano não tem noção dos seus actos e do impacto que causa no ciclo natural das coisas
avatar

Mensagem em Ter 25 Out 2011, 21:25 por Forda 3 CV

mundo podre e triste, é o que tenho a dizer

Mensagem  por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Dom 25 Jun 2017, 19:55