BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Lago da Patagónia chilena esvazia-se 'do dia para a noite'

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
18042012

Lago da Patagónia chilena esvazia-se 'do dia para a noite'

Mensagem por Varicela

http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=47008

Lago da Patagónia chilena esvazia-se 'do dia para a noite'

Os cientistas estudam um curioso fenómeno que ocorre em alguns lagos da Patagónia chilena e que, este ano, aconteceu, por duas vezes, no lago Cachet 2, localizado a quase dois mil quilómetros da capital chilena. Literalmente do dia para a noite, em menos de 48 horas, o lago que alberga 200 milhões de metros cúbicos de água, esvaziou-se e perdeu os seus 31 metros de altura de água.
O processo de esvaziamento começou no sábado de 31 de Março, cerca das 23h locais, e terminou 48 horas depois, deixando o lago completamente vazio, o que se reflectiu no aumento dos caudais do rio Baker e afluentes. De acordo com o espanhol El Mundo, no rio Colonia, o caudal triplicou, aumentando 1.100 metros cúbicos por segundo.



Explicação científica

«Tal como tem acontecido nos últimos anos, o lago esvazia-se de forma cíclica, de forma que para nós é um fenómeno relativamente esperado», explica o director geral do instituto chileno das Águas».

Apesar de ser um fenómeno esperado pelas autoridades e cientistas, a verdade é que ser trata de um acontecimento natural, mas relativamente recente. A direcção Geral das Águas explica que o fenómeno, que teve lugar pela primeira vez em 2008, se está a tornar mais frequente.

Esta é a décima primeira vez que o esvaziamento do Cachet 2 tem lugar e as causas, apesar de ainda não serem de todo claras, são atribuídas pelos cientistas ao aquecimento global.

Para já, este fenómeno é conhecido entre a comunidade científica como GLOF (Glacial Lake Outburst Flood, em tradução livre: 'cheia repentina de lago glaciar') e designa essa espécie de 'tsunami fluvial' provocado por uma quebra do gelo do glaciar próximo do lago.

O que acontece em Cachet ,de forma cíclica, será, suspeitam os cientistas, provocado pelo calor excessivo que as mudanças climáticas provocam sobre o Glaciar Colonia. Sobreaquecido, o glaciar abrirá rachas que, ao cederam com a pressão da água, abrem um túnel através do qual, em poucas horas, flui praticamente toda a água do lago.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Seg 21 Ago 2017, 12:59