BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


+22
Primeira
Mini Moore
Pugilista
Prenha
Bra
Joana Santos
Jane Bond
Judo Law
Xem Bida
Samsuga
Forda 3 CV
Xom Paio
Micro MR2
Fornicador Implacável
Brooklyn'
Alzheimer
Exaurido
Romana
GripÁ
Tripé
Amnesico
Rabo Duro
26 participantes

    SOS OPCIONAIS

    Amnesico
    Amnesico


    Número de Mensagens : 10752

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Amnesico Sex 07 Set 2012, 03:45

    chamem o esporra para falar de micro alimentar xD
    avatar
    Mini Moore


    Número de Mensagens : 57

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Mini Moore Sex 07 Set 2012, 10:21

    quantas são as aulas na estação de aguas da foz? são obrigatórias?

    e o trabalho de conservação é complicado?
    Romana
    Romana


    Número de Mensagens : 20871

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Romana Sex 07 Set 2012, 12:56

    sao obrigatorias como aulas normais praticas. simplesmente sao lá..

    sao praticamente todas.. até pq, se bem me lembro, nem todas as semanas houve aula pratica.


    o trabalho é simples.. é de pesquisa
    avatar
    Mini Moore


    Número de Mensagens : 57

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Mini Moore Sex 07 Set 2012, 21:38

    ninguém sabe nada sobre microbiologia alimentar?
    avatar
    Primeira


    Número de Mensagens : 45

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Primeira Sex 07 Set 2012, 21:54

    Microbiologia alimentar é com o Tavares e com o Cabral. Achei muito interessante mas só a podes fazer por exame final. As aulas práticas são o melhor pois analisas os microorganismos dos alimentos... No programa dás meios de cultura, crescimento bacteriano bactérias presentes nos alimentos, doenças, etc... O exame é como o de microbiologia e biologia dos fungos, a parte do tavares mais dificil e a do cabral cópia de exames passados.
    No meu caso gostei da cadeira, mas isso depende dos gostos de cada um.
    avatar
    Joana Santos


    Número de Mensagens : 13

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Joana Santos Dom 09 Dez 2012, 19:47

    Em agosto inscrevi-me em 30 Ects agora para o 2 semestre, mas agora estava a pensar em fazer para alem desses 30 mais ecologia marinha. Acham 35 Ects (6 disciplinas) muito pesado para o 2º semestre do 2º ano?
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Exaurido Dom 09 Dez 2012, 20:39

    yup.
    já vais ter bioestatistica
    Ecologia ouvi dizer que agora também é um novo pesadelo
    Genética é fácil
    Eco marinha não sei como é
    E depende agora da outras opcionais de segundo semestre. Na minha opinião, algumas são fáceis mas não são fáceis de estudar...
    Alzheimer
    Alzheimer


    Número de Mensagens : 2562

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Alzheimer Dom 09 Dez 2012, 21:54

    olha sinceramente acho q não vale a pena andarem a apressarem-se a fazer cadeiras. se querem ir adiantando aconselho a fazerem evolução no 2º ano, mas só pq não ocupa muito tempo (são só 2,5 ects e é só uma aula teórica, não há práticas) e a parecer q não já alivia bastante a época de exames do 3º ano. de resto acho q o 2º semestre do 2º ano é mt pesado, já tem bioest e eco como o exaurido disse e ainda tem a opcional q vocês escolheram q regra geral tb nunca são mt fáceis/pouco trabalhosas.

    sei q há sempre gente a fazer cadeiras a mais no 2º ano para aliviar depois no 3º, mas esta é a minha opinião. acho q não adianta nada andar a fazer a mais no 2º ano e depois por causa de um azar ou de um calendário de exames mau ficarem com pouco tempo para estudar para tanta coisa e depois no 3º ano terem de fazer melhorias.
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Exaurido Dom 09 Dez 2012, 22:10

    mas inscreve-te na mesma e se achares que consegues fazer tudo, então melhor.
    senão, dedica-te as cadeiras obrigatórias só. Inscrever não custa nada, e não ir aos exames custa ainda menos XD

    No meu 2º ano também me inscrevi a Manipulação (no 1º semestre) e evolução e BDP.
    acabei por só fazer evolução XD
    avatar
    Joana Santos


    Número de Mensagens : 13

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Joana Santos Seg 10 Dez 2012, 21:27

    Pois se calhar e mesmo isso que vou fazer, inscrevo-me e depois se conseguir fazer óptimo se não paciência!
    Obrigada pelos conselhos! Smile
    Xem Bida
    Xem Bida


    Número de Mensagens : 248

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Xem Bida Qua 30 Jan 2013, 16:53

    As notas de Manipulação andam onde? Apareceu-me a nota no percurso académico mas nem sinal da pauta em lado nenhum.
    Romana
    Romana


    Número de Mensagens : 20871

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Romana Qua 30 Jan 2013, 17:09

    na pagina da cadeira no sigarra em "resultados"
    Xem Bida
    Xem Bida


    Número de Mensagens : 248

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Xem Bida Qua 30 Jan 2013, 17:16

    Romana escreveu:na pagina da cadeira no sigarra em "resultados"
    Obrigado, embora o sigarra esteja todo comido, que só me aparece a nota do Leonardo LOL WTF. Só saíram hoje ou já tão lá há muito? E LOL COM ISTO DESCOBRI QUE TAMBEM SAIU MICRO AMBIENTAL, já não se mandam emails a avisar?

    Já agora, trabalhos de toxico nada ainda, também?
    Romana
    Romana


    Número de Mensagens : 20871

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Romana Qua 30 Jan 2013, 21:13

    ja sairam para ai a meia semana =) eu vi pq cm estou no grupo de CE eles avisaram lá.

    nao foram enviados mails pq o sigarra ta td fdd

    e nop, nada dos trabalhos
    Xem Bida
    Xem Bida


    Número de Mensagens : 248

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Xem Bida Qua 30 Jan 2013, 21:26

    Romana escreveu:ja sairam para ai a meia semana =) eu vi pq cm estou no grupo de CE eles avisaram lá.

    nao foram enviados mails pq o sigarra ta td fdd

    e nop, nada dos trabalhos
    Eish meia semana... fdp do sigarra. Obrigado!
    Amnesico
    Amnesico


    Número de Mensagens : 10752

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Amnesico Qui 31 Jan 2013, 00:05

    os trabalhos de toxico supostamente saíam com as notas do exame
    Romana
    Romana


    Número de Mensagens : 20871

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Romana Qui 31 Jan 2013, 01:48

    eu qero saber a minha nota e n tenho nota de exame pq basicamente so fui avaliado ao trabalho
    Jane Bond
    Jane Bond


    Número de Mensagens : 28

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Jane Bond Dom 28 Jul 2013, 13:59

    Alguém me pode dizer opiniões sobre estas cadeiras: Microbiologia ambiental, Imunologia e Fisiopatologia?
    Prenha
    Prenha


    Número de Mensagens : 2086

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Prenha Dom 28 Jul 2013, 14:15

    Imunologia é fixe se tiveres interesse na área sn pode-se tornar num ''cadeirão'' difícil de fazer. No exame só saí teórica e na parte prática tens de fazer a apresentação de um artigo numa aula. Não se pode dizer que seja uma cadeira fácil mas eu gostei Smile Dás a parte mais básica que tb se tem em FAC e depois aprofunda bastante nas vias de sinalização e nos complexos e assim. Podes fazer por frequências ou por exame, tudo perguntas de desenvolvimento e em que tens de pensar e relacionar coisas, não tem perguntas directas.

    Fisiopatologia também gostei bastante, mas tens de ter cuidado que tens faltas tanto às teóricas como às praticas. Esta cadeira faz a ligação entre histologia, fisiologia e imunologia e depois liga tudo com patologias. Grande parte da matéria está mais direccionado com animais que com humanos porque era uma cadeira de veterinária. Dás desde a infecção aguda, crónica, neoplasias, ... As praticas são de 2h horas ao microscópio e a prof vai vendo as laminas e projecta e explica tudo detalhadamente, porque nesta cadeira tens de olhar para tecidos e saber qual é o diagnóstico provavel e saber identificar as patologias que dás na teórica. Tens que fazer uma apresentação de um artigo todas as semanas para entregar à prof e numa das semanas és tu a apresentar. Tens dois mini testes obrigatórios mais o exame teórico que tem em, v/f e perguntas de desenvolvimento. A parte prática tens imagens projectadas com perguntas de em a que tens de responder.
    Alzheimer
    Alzheimer


    Número de Mensagens : 2562

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Alzheimer Dom 28 Jul 2013, 16:39

    Micro Ambiental é muito fixe, foi um das minhas cadeiras preferidas da licenciatura, e nem sequer é uma área que eu gosto muito. É totalmente diferente de Microbiologia e Fungos (q eu nem gostei muito), só o primeiro capítulo é uma pequena introdução a microbiologia pq há muita gente de Bioquímica e CTA a fazer a cadeira q não tem bases de microbiologia. 


    Depois o resto da matéria está organizada em diferentes áreas da micro ambiental: microbiologia dos solos, da água e do ar (a dos solos é mais ambiental mas na micro da água e do ar fala-se de imensas doenças, ex: cólera, peste..., e de bactérias e fungos causadoras. tb se fala um bocado das leis e dos limites microbiológicos permitidos para águas engarrafadas e atmosferas saudáveis mas nada de mais). depois há capítulos mesmo interessantes sobre microbiologia do espaço, ambientes extremos, guerra microbiológica... No meu ano falou-se também do caso da E.coli na Alemanha, mas eu acho q ele muda ligeiramente a matéria de ano pra ano. 

    Acho q há uma sebenta aqui no fórum (não faço a mínima ideia de quem a fez mas é muito boa) q podes espreitar e ver por alto os temas. entretanto a matéria já mudou um bocado mas nda de mais, suponho q a base da matéria continue mais ou menos igual

    O prof é o Cabral, por isso as teóricas são uma seca, média de 100 diapositivos por aula cheios de ":" no meio das frase em vez de preposições Razz mas gostei das práticas e adorei estudar a matéria. O teste é Cabral style, tudo perguntas abertas e semelhantes aos anos anteriores, em q tens de saber escrever o nome das espécies por extenso. CONTUDO: ele há 2 anos na 2a fase mudou o estilo de perguntas: fez perguntas mais aprofundadas sobre o capítulo introdutório e mais de desenvolvimento e não tão directas como costuma ser, mas não sei dizer como foi o ano passado (este ano), por isso é melhor falares com quem fez a cadeira este ano

    espero ter ajudado!
    avatar
    Joana Santos


    Número de Mensagens : 13

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Joana Santos Dom 28 Jul 2013, 18:46

    Alguém me pode dar a sua opinião em relação a Cultura de células e tecidos vegetais, nutrição vegetal, nutrição animal, e desenvolvimento pessoal e profissional? Obrigada Smile
    Romana
    Romana


    Número de Mensagens : 20871

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Romana Dom 28 Jul 2013, 19:32

    Nutrição animal é uma otima cadeira mas completamente 'estragada' pela forma como as aulas são.. este ano que passou foi so o aires o que tornou a cadeira ainda pior.. a parte teorica é msm preciso ir lá porque eles não dao apontamentos.. so graficos que nada dizem.. quando fiz a cadeira (o ano passado) as práticas foram dadas num laboratorio na Foz e é mt focada na nutrição de peixes.. contudo a teorica é geral e fala de bovinos tb.

    É uma boa cadeira se tiveres interesse na àrea, caso contrário vai ser complicado fazeres a cadeira.
    Tem frequencias (2) e as perguntas destas sao todas de desenvolvimento (as do exame tb), e as perguntas tem sido iguais (variam dentro de um pool de umas 40 perguntas) todos os anos (cada freq/parte do exame, tem 10 perguntas (1 valor cada))
    Pugilista
    Pugilista


    Número de Mensagens : 10310

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Pugilista Dom 28 Jul 2013, 23:17

    Alguém que tenha tido Laboratórios de química, Microbiologia alimentar e Nutrição vegetal pode-me dar um feedback sobre essas cadeiras? É possível tirar notas altas com alguma facilidade?
    avatar
    Samsuga


    Número de Mensagens : 100

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Samsuga Dom 28 Jul 2013, 23:42

    É assim, Laboratórios de Química consegues boas notas. Tens aulas TP, Prática e de TIC.
    Nas TPs fazes exercícios, na Prática tens experiências para fazer e o respetivo relatório qe é avaliado. TIC basicamente é uma merda xD Pq o ano passado o prof deu os exercicios no openoffice e o exame é em excell e há um tipo de exercício (qe é o qe ele põe no exame) qe ele não explicou e, estragou tudo.
    Basicamente, a tua nota é a media das notas dos relatorios, a nota do exame prático final e a nota do exame de TIC.

    Se o prof de TIC mudar, ainda é mais fácil ter boa nota.
    Pugilista
    Pugilista


    Número de Mensagens : 10310

    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Pugilista Seg 29 Jul 2013, 02:57

    Obrigado Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    SOS OPCIONAIS - Página 5 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar 2024, 14:04