BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


+22
Primeira
Mini Moore
Pugilista
Prenha
Bra
Joana Santos
Jane Bond
Judo Law
Xem Bida
Samsuga
Forda 3 CV
Xom Paio
Micro MR2
Fornicador Implacável
Brooklyn'
Alzheimer
Exaurido
Romana
GripÁ
Tripé
Amnesico
Rabo Duro
26 participantes

    SOS OPCIONAIS

    Rabo Duro
    Rabo Duro


    Número de Mensagens : 328

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Rabo Duro Seg 29 Jul 2013, 16:14

    Eu fiz cultura de cels e tecidos vegetais como "extra" no 1º semestre.

    Todas as aulas são obrigatórias (há faltas às teóricas). Nalgumas aulas o professor faz questões (previamente disponibilizadas no sigarra). Também contam para a nota final.
    Tens de entregar, em grupo, um relatório em inglês das aulas práticas e tens de fazer outro trab em inglês e apresentação oral em português (se quiseres inglês, tb podes). São ambos em formato de artigo.
    Só tens práticas laboratoriais de 15 em 15 dias (+-). As semanas fora de laboratório são para preparares estes trabs.

    Tens frequências. É fácil de passar. Se te esforçares um bocadinho tiras boa nota Smile

    Em termos de matéria, eu gostei! Acho que em termos de quantidade é das uc's melhores adaptadas para um semestre (das q já tive xD). Não é difícil! O pior são as questões que saem sobre uns artigos que ele fornece, porque tens de perceber bem esses artigos. São 5.
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Exaurido Seg 29 Jul 2013, 16:36

    Jane Bond escreveu:Alguém me pode dizer opiniões sobre estas cadeiras: Microbiologia ambiental, Imunologia e Fisiopatologia?

    Não sei se Imuno já é de inscrição livre outra vez.
    Há uns anos atrás limitaram o numero de alunos fora de bioquímica a 5.

    Micro Ambiental é quase tão fácil como a Bulldosa! (/JK)
    O Cabral disponibiliza uma sebenta para a parte teórica  e se fores ao Sigarra dos anos anteriores tens la quase todos os exames desde há 5 anos atrás corrigidos. Moral da história: Perguntas repetidas em que já sabes a resposta, decoras a sabenta e tá uma cadeira util e interessante feita com boa nota.

    Joana Santos escreveu:Alguém me pode dar a sua opinião em relação a Cultura de células e tecidos vegetais, nutrição vegetal, nutrição animal, e desenvolvimento pessoal e profissional? Obrigada Smile

     CCTV, é muito trabalhosa, mas é fácil de passar. (podes é não ter uma boa nota)
    é interessante e bastante útil para quem queira seguir biologia molecular e celular em plantas.
    O prof é que é um tanto chato de lidar.
    Jane Bond
    Jane Bond


    Número de Mensagens : 28

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Jane Bond Seg 29 Jul 2013, 20:04

    Obrigada pelas respostas Very Happy 

    E quanto a DPP? Alguém sabe alguma coisa? consegue-se boas notas, é fácil, aulas, etc

    Em reprodução humana assistida é necessário ir à teorica? É que reparei q no ano passado a teorica era as 8h da manhã e nesse horario não consigo mesmo ir à aula por causa de transportes
    GripÁ
    GripÁ


    Número de Mensagens : 1504

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por GripÁ Seg 29 Jul 2013, 20:26

    Jane Bond escreveu:E quanto a DPP? Alguém sabe alguma coisa? consegue-se boas notas, é fácil, aulas, etc

    Consegues optimas notas se fores as teoricas (à maioria, pelo menos) e fizeres os trabalhos durante o semestre. É td super fácil, tens q comentar num forum e fazer trabalhos em grupo nas aulas, mas é chato para caraças x) se cumprires td consegues um 18 facilmente.
    RussaRota
    RussaRota


    Número de Mensagens : 17

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por RussaRota Qua 31 Jul 2013, 22:35

    Nutrição vegetal há algum feedback?
    Jane Bond
    Jane Bond


    Número de Mensagens : 28

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Jane Bond Ter 06 Ago 2013, 15:15

    Reprodução humana assistida é uma cadeira fácil, interessante?
    Alzheimer
    Alzheimer


    Número de Mensagens : 2562

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Alzheimer Qua 07 Ago 2013, 18:08

    reprodução só há teóricas a manhã toda, mesmo q no horário apareça práticas, e são todas assinadas por isso sim, é de teórica obrigatória. a partir da segunda parte da matéria o vasco costuma organizar visitas ao lab dele e isso são as "práticas" q ele costuma marcar para o horário das aulas. nessas aulas normalmente ele dá só metade da aula até ao intervalo e depois organiza 2 turnos para visitarem o laboratório no resto da manhã pra os alunos verem determinados procedimentos experimentais, mas depende muito do material q tiverem em laboratório na altura. se tiverem sorte podem contar espermatozóides, mas no meu turno qnd chegamos lá já estavam todos imobilizados por isso não fizemos grande coisa prática


    quanto à matéria é uma cadeira um bocado puxada mas super fixe,  eu adorei. e feita por frequência não é mt dificil. o exame é todo de questões abertas. cada frequencia tinha 4 perguntas de desenvolvimento
    sindrome of a down
    sindrome of a down


    Número de Mensagens : 452

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por sindrome of a down Qui 08 Ago 2013, 21:13

    Acham que em termos de currículo é mais valorizado uma minor num outro curso, ou minor em biologia?
    Pugilista
    Pugilista


    Número de Mensagens : 10310

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Pugilista Qui 08 Ago 2013, 22:27

    depende muito da área que queiras seguir e se queres fazer estágio ou não
    Romana
    Romana


    Número de Mensagens : 20871

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Romana Qui 08 Ago 2013, 23:07

    sindrome of a down escreveu:Acham que em termos de currículo é mais valorizado uma minor num outro curso, ou minor em biologia?
     cito o que o pugilista disse e acrescento que depende tb do mestrado que irás querer seguir no futuro ou a àrea que pretendas trabalhar Smile
    contudo penso que em termos de futuro, a não ser que procures uma vida mais laboratorial, o minor em agronomia e o minor em informática sao duas propostas mt fortes a ter em conta.

    de seguida tens também o minor em quimica e bioquimica se bem que a não ser que um mestrado peça isso em especifico acho que o minor de biologia é mais interessante - isto é uma opinião pessoal atenção
    sindrome of a down
    sindrome of a down


    Número de Mensagens : 452

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por sindrome of a down Sex 09 Ago 2013, 17:23

    Obrigado aos dois pelas respostas Wink

    Das cadeiras que vi até agora, acho que Bio. Humana e toxicologia parecem muito interessantes.
    Amnesico
    Amnesico


    Número de Mensagens : 10752

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Amnesico Sáb 10 Ago 2013, 02:54

    não sejas maluco, não te metas em toxico no segundo ano xP
    sindrome of a down
    sindrome of a down


    Número de Mensagens : 452

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por sindrome of a down Sáb 10 Ago 2013, 03:05

    é assim tão terrivel? :p
    Pugilista
    Pugilista


    Número de Mensagens : 10310

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Pugilista Sáb 10 Ago 2013, 03:50

    Não é terrível, mas o primeiro semestre do 2º ano já é trabalhoso o suficiente com as 4 cadeiras que tem, quanto mais com 5.
    sindrome of a down
    sindrome of a down


    Número de Mensagens : 452

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por sindrome of a down Sáb 10 Ago 2013, 05:02

    Tens razão, e ainda vou ter de levar com BAP também
    Romana
    Romana


    Número de Mensagens : 20871

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Romana Seg 12 Ago 2013, 11:46

    nao se apressem a fazer cadeiras, ou escolham inteligentemente. Acreditem que ao inicio pode parecer uma coisa fazível mas com o tipo de cadeiras  que temos a nivel de avaliação e com o calendario de exames que temos torna-se proximo de impossivel passar ou todas ou entao ir tendo boas notas.. e se tens oportunidade de fazeres numa outra altura, não sobrecarregues o que nao podes aguentar =|
    Amnesico
    Amnesico


    Número de Mensagens : 10752

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Amnesico Seg 12 Ago 2013, 14:17

    ia, dedica-te aos 4 cadeiroes do primeiro semestre que ja são bem trabalhosos
    Rabo Duro
    Rabo Duro


    Número de Mensagens : 328

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Rabo Duro Ter 13 Ago 2013, 23:49

    Eu fiz 5 UC's em cada semestre do 2º ano e acabei por passar a tudo. As minhas notas foram entre 11 e 15 (10 a evolução xD).

    Mas apanhei sustos valentes. Não é fácil. Depende mt de pessoa para pessoa, daquilo que se pretende. Eu pretendia um 3º ano com menos carga e queria deixar as opções para depois pq na altura ainda não sabia bem o que queria. 

    Acho que vocês devem ter mt em conta a entrada do novo plano de estudos! Pode não acontecer para 14/15 mas é quase certo!

    E aí digo-vos, ponderem bastante a possibilidade de deixar Ecologia para 14/15 pq vai passar de 10 para 6 ects. E acreditem que é a pior UC de Biologia!
    avatar
    Joana Santos


    Número de Mensagens : 13

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Joana Santos Qui 15 Ago 2013, 22:56

    Se alguem estiver a conseguir fazer a inscricao pedia ajuda se faz favor! Ja sei que para fazer mais de 45 ects tenho que utilizar as opcoes fcup mas nao consigo colocar as 2 ao mesmo tempo. Assim e impossivel fazer os 60 ects :s
    sindrome of a down
    sindrome of a down


    Número de Mensagens : 452

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por sindrome of a down Sex 16 Ago 2013, 02:48

    Romana escreveu:nao se apressem a fazer cadeiras, ou escolham inteligentemente. Acreditem que ao inicio pode parecer uma coisa fazível mas com o tipo de cadeiras  que temos a nivel de avaliação e com o calendario de exames que temos torna-se proximo de impossivel passar ou todas ou entao ir tendo boas notas.. e se tens oportunidade de fazeres numa outra altura, não sobrecarregues o que nao podes aguentar =|
    Pois, é melhor fazer essa gestão, é que por um lado queria despachar as cadeiras, por outro lado tenho de subir a média, e isso implica ter de me aplicar este ano, e fazer melhorias, vão ser epocas de exames complicadas
    Rabo Duro escreveu:Eu fiz 5 UC's em cada semestre do 2º ano e acabei por passar a tudo. As minhas notas foram entre 11 e 15 (10 a evolução xD).

    Mas apanhei sustos valentes. Não é fácil. Depende mt de pessoa para pessoa, daquilo que se pretende. Eu pretendia um 3º ano com menos carga e queria deixar as opções para depois pq na altura ainda não sabia bem o que queria. 

    Acho que vocês devem ter mt em conta a entrada do novo plano de estudos! Pode não acontecer para 14/15 mas é quase certo!

    E aí digo-vos, ponderem bastante a possibilidade de deixar Ecologia para 14/15 pq vai passar de 10 para 6 ects. E acreditem que é a pior UC de Biologia!
    o novo plano está acessível em algum sitio?
    Rabo Duro
    Rabo Duro


    Número de Mensagens : 328

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Rabo Duro Dom 18 Ago 2013, 22:47

    N consigo por aqui o link :s

    Acedendo ao infociencias, carrega-se em FCUP do lado direito. Na barra que está por debaixo do cabeçalho diz "A FCUP". Depois é : órgãos de gestão (do lado direito) -> conselho científico -> documentos para consulta -> cursos 2013 -> Licenciaturas -> Biologia

    Ps: só vão existir minor Geo, Agronomia e Química
    Prenha
    Prenha


    Número de Mensagens : 2086

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Prenha Seg 19 Ago 2013, 19:03

    Cuidado com isso de deixar cadeiras para o novo plano.. pq se fizeres eco a só valer 6 créditos vais ter de compensar os que faltam com mais uma cadeira e para quem tem cadeiras atrasadas isso é complicado.. E isto aplica-se a todas as cadeiras.
    Romana
    Romana


    Número de Mensagens : 20871

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Romana Ter 20 Ago 2013, 14:00

    de dizer que nao sei até que ponto a malta que entrou até ao ano passado será afetada pelo novo plano. Se eles aprenderam alguma coisa com a entrada de bolonha nao vai haver chatisses e a maior parte nao vai ter de fazer nada de novo, se eles fizerem o msm que fizeram cm bolonha está o caldo entornado e a malta mais nova vai ter de 'repetir' cadeiras ou fazer cadeiras adicionais para colmatar a diferença de creditos existente.
    Alzheimer
    Alzheimer


    Número de Mensagens : 2562

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Alzheimer Ter 20 Ago 2013, 19:38

    se até o pessoal dos mestrados foi afectado com as mudanças de planos, duvido q na licenciatura vá ser diferente :/
    Alzheimer
    Alzheimer


    Número de Mensagens : 2562

    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Alzheimer Ter 20 Ago 2013, 19:40

    até pq vigora sempre o plano de estudos do ano em q estás matriculado. se num determinado ano for diferente é esse q fica em vigor

    Conteúdo patrocinado


    SOS OPCIONAIS - Página 6 Empty Re: SOS OPCIONAIS

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar 2024, 04:24