BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    “Kaatedocus siberi” é uma nova espécie de dinossauro

    Forda 3 CV
    Forda 3 CV

    Número de Mensagens : 2216
    17122012

    “Kaatedocus siberi” é uma nova espécie de dinossauro Empty “Kaatedocus siberi” é uma nova espécie de dinossauro

    Mensagem por Forda 3 CV

    http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56479&op=all

    A descoberta é de investigadores da Universidade Nova de Lisboa

    Octávio Mateus e Emanuel Tschopp são investigadores na Universidade Nova de Lisboa.
    No estado norte-americano do Wyoming, uma equipa de investigadores suíços, liderada por Hans-Jakob “Kirby” Siber, descobriu, em 1991, as ossadas de um dinossauro. Em 2012, Octávio Mateus e Emanuel Tschopp, investigadores da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, identificam as ossadas como uma nova espécie que designaram por “Kaatedocus siberi”.
    “O nome Kaatedocus alude a um pequeno diplodocos, uma vez que kaate é um diminutivo na língua dos nativos americanos Crow, habitantes daquela região do Wyoming”, adianta ao Ciência Hoje o paleontólogo português Octávio Mateus.“Kaatedocus siberi” é uma nova espécie de dinossauro 56481


    O investigador explica que “esta espécie é semelhante ao dinossauro diplodocos, mas com diferenças anatómicas no crânio e nas vértebras por comparação a outros do mesmo grupo”. O “Kaatedocus siberi” tem entre 12 a 14 metros de comprimento e caracteriza-se por ter pescoço e cauda compridos e crânio pequeno. “Não sabemos se seria uma espécie pequena ou se seria um dinossauro juvenil”, reforça o paleontólogo.

    A identificação desta nova espécie constitui um avanço na compreensão da família dos diplodocídeos.


    As ossadas agora identificadas foram descobertas em Wyoming, Estados Unidos da América.
    A nova espécie terá vivido no Jurássico Superior, há 150 milhões de anos, e é semelhante a descobertas feitas no concelho da Lourinhã. “Esta semelhança reforça aquilo que já se sabe sobre a proximidade dos dois continentes [americano e europeu], mas continua a deixar uma questão: o mar continuava a existir, como é que foi transposto?”, questiona Octávio Mateus.

    A descrição do “Kaatedocus siberi” consta de um artigo publicado na última edição online do Journal of Systematic Palaeontology.

    O trabalho dos dois investigadores vai continuar com o objectivo de “perceber se os outros esqueletos que existem na jaziga onde e o Kaatedocus siberi foi descoberto pertencem a esta nova espécie, vamos tentar explicar a sua evolução, perceber onde fica esta espécie na árvore da vida”, pormenoriza o investigador.

    A investigação é realizada no âmbito da tese de doutoramento do suíço Emanuel Tschopp, orientada por Octávio Mateus.

    O paleontólogo português já descreveu várias novas espécies e géneros de dinossauros, incluindo saurópodes em quatro continentes como o “Lusotitan”, “Dinheirosaurus” ou “Europasaurus”, na Europa, “Angolatitan”, em África e “Tangvayosaurus”, na Ásia.

    “Kaatedocus siberi” é uma nova espécie de dinossauro 56482
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Rambeta Stallóne

    Mensagem Sáb 22 Dez 2012, 00:50 por Rambeta Stallóne

    Gosto. Mais um saurópode a adicionar à lista de dinossauros lusos.

      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 15:38