BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Descoberta aranha que constrói uma teia falsa de si própria

    Forda 3 CV
    Forda 3 CV

    Número de Mensagens : 2216
    27122012

    Descoberta aranha que constrói uma teia falsa de si própria Empty Descoberta aranha que constrói uma teia falsa de si própria

    Mensagem por Forda 3 CV

    http://greensavers.sapo.pt/2012/12/27/descoberta-aranha-que-constroi-uma-teia-falsa-de-si-propria/
    Em Setembro, o biólogo Phil Torres liderava uma expedição à floresta amazónica peruana quando viu algo que o espantou: uma estranha aranha, que parecia feito de escamas e, acima de tudo, morta.
    Quando se aproximou, a aranha começou a mexer-se. Um olhar mais atento revelou a ilusão: por cima da teia falsa de 2,5 centímetros estava uma outra aranha, muito mais pequena. Era ela que estava a sacudir a teia. “Fiquei maravilhado”, explicou Torres.
    Os cientistas acreditam que esta é uma nova espécie do género Cyclosa, que constrói uma teia falsa à sua imagem a partir de folhas, insectos mortos e restos orgânicos. Os especialistas suspeitam que esta teia falsa é um mecanismo de defesa para confundir predadores distraídos.
    “Parece um comportamento muito bem feito e específico. Considerando que as aranhas conseguem fazer desenhos geométricos impressionantes com as suas teias, não me surpreende que possam superar-se e desenvolver uma sua réplica com restos e outras coisas”, explicou o biólogo, que voltará a esta floresta em Janeiro, a Wired.
    Depois de recolher a primeira aranha, Torres voltou ao local e identificou outras 25 aranhas idênticas. “Podem ser muito restritas a este local, mas acho que há milhões delas nesta floresta”, revelou. Algumas das réplicas são muito realistas, outras nem por isso.
    “Nunca vi nenhuma estrutura assim”, alertou entretanto William Eberhard, entomologista do Smithsonian Tropical Research Institute e da Universidade da Costa Rica, especialista em aranhas e construção de teias.
    Descoberta aranha que constrói uma teia falsa de si própria Spider1Descoberta aranha que constrói uma teia falsa de si própria Spider2
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Rambeta Stallóne

    Mensagem Ter 08 Jan 2013, 19:15 por Rambeta Stallóne

    Já tinha visto isto Smile interessante
    Indiota

    Mensagem Seg 14 Jan 2013, 10:58 por Indiota

    que wow

    Mensagem  por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 15:38