BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


+6
Amnesico
Exaurido
Bi Memol
Caga Tacos
Master Bation
daniela.1997
10 participantes

    Curso de Biologia

    daniela.1997
    daniela.1997


    Número de Mensagens : 3

    Curso de Biologia Empty Curso de Biologia

    Mensagem por daniela.1997 Seg 20 Jan 2014, 19:05

    Olá a todos  Very Happy  , 

    o meu nome é Daniela e eu estou neste momento no 11º ano. Adoro Biologia! É a disciplina que me fez ingressar no curso Ciências e Tecnologias. Tenho 17 neste momento a Biologia e média de 16 no total das disciplinas. 

    Sendo que adoro tudo o que tenha a ver com vida desde pequena, sempre fui inclinada para ser bióloga. E neste momento, tenho mais que certeza que é o que quero seguir na faculdade. Assim, gostaria de tirar algumas dúvidas que tenho sobre o curso com pessoas que estão a frequentá-lo. Se fosse possível darem-me a vossa opinião, eu agradecia  Smile 

    1- É um curso difícil? É necessário estudar muito? Eu não sou muito fã de Física e Química, estas disciplinas são difíceis no curso?
    2- Eu gostaria de trabalhar no campo, como investigação ou num Parque Natural, ou ainda num Zoológico. Como são as ofertas de emprego para quem tem este curso? Acham que é possível trabalhar onde pretendo?
    3- Fazendo um mestrado podemos especializar, por exemplo, se gostamos mais de Zoologia, Botânica, Genética, Etologia, etc. , não é? 
    4- Se fizermos apenas a licenciatura que saídas temos?
    5- Que disciplinas devo frequentar no 12º ano se pretendo tirar o curso de Biologia?
    6- Que nota mínima no exame de Biologia e Geologia me garante a entrada na faculdade mais a média do secundário?
    7- Quanto se paga por ano de propinas?
    8- É um curso interessante?
    9- Acham que o meu "medo" de aranhas vai prejudicar o meu rendimento? É que eu não suporto aranhas, só de pensar nelas, ugh!  pale 
    10- Também não sou muito fã de medicina. Não tenho qualquer problema com anatomia animal, mas a humana mete-me impressão. Terei que ver alguma coisa que cause impressão, tipo o museu anatómico que acho que é no hospital de S. João?

    OBRIGADO DESDE JÁ  Surprised 
    Master Bation
    Master Bation


    Número de Mensagens : 5962

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Master Bation Seg 20 Jan 2014, 19:47

    o dificil é mt relativo, mas o nosso pode ser trabalhos, especialmente para manter uma media boa (porque vamos ser francos, embora aprendas bastante, um curso com 3 anos não é suficiente, e dependendo dos mestrados é necessario ter medias altas), mas tambem sou só um aluno do 2º ano, qu'é que eu sei  Laughing e falas de quimica (até porque tens sempre a parte molecular a ter em conta) e fisica, mas nunca é mt aprofundado e as que são podes evitar se quiseres

    eu no ano que entrei, a media foi 15, e poucos, mas acho que está a baixar, por isso acho que com a tua nota entras facil
    propinas são 1002€ mas pode alterar
    no 1º ano falas da biologia de invertebrados, embora nas praticas não vejas exemplares de arachnida

    tens sempre cadeiras aonde se fala de anatomia humana, mas só em modelos plasticos. mas pode haver preparaçoes de tecidos provenientes de seres humanos

    e penso que é tudo que sei responder Razz
    Caga Tacos
    Caga Tacos


    Número de Mensagens : 3133

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Caga Tacos Seg 20 Jan 2014, 19:49

    God, tantas perguntas!!

    Bem, aqui vai a minha opinião:

    1) Não acho que o curso tenha uma componente muito grande de Física de Química. Tem alguma Bioquímica mas é mais na parte de estudar metabolismos e assim. De resto só tens uma cadeira de física aplicada e uma de química que é essencialmente química de 10º e 11º.

    2) Todo o trabalho de biólogo tem componente prática mas imaginar um trabalho só com aplicações no campo é completamente irreal. No meu estágio curricular ia 1x/mês fazer pescas para Cerveira a tarde toda. Mas o resto do mês era nos aquários do laboratório.

    3) Depende do mestrado que escolheres mas isso haverá gente já nessa fase que te possa indicar melhor.

    4) Só licenciatura? Poucas ou nenhumas. Se com mestrado está difícil quanto mais só com licenciatura...

    5) A maioria escolhe Biologia e Química ou Biologia e Psicologia. No teu lugar escolhia Química apesar de ser mais difícil.

    6) Tens de ver nos últimos anos. Mas diria que uma média final (c/ exame) de 15 já te dá entrada.

    7) Se nada mudar, 1000€

    8 Vens a um fórum de estudantes de Biologia perguntar se é um curso interessante. Acho que a resposta é óbvia, não? xp

    9) Não atrapalha nada. Há aqui gente com medo iguais e não tem problemas nenhuns.

    10) No 1º ano fazem-me várias dissecações mas é tudo muito tranquilo. Se quiseres só ver os profs deixam.


    Só para acabar, que dizes de este ano te inscreveres no curso da Universidade Júnior "A Herança d'Os Maias"?? É um curso de uma semana com malta do 9º ao 11º lá na faculdade super interessante com monitores super porreiraços  Very Happy Este projeto já ganhou prémios em Espanha e tudo, de tão bom que é (isto é mesmo verdade, não estou a gozar). A atividade é tipo desvendar um mistério baseado n'Os Maias do Eça de Queirós mas recorrendo a técnicas de biologia atual. Seria para ti uma excelente oportunidade de conhecer a faculdade e o curso. Ainda para mais um dos monitores está já em fase final do mestrado e pode dar-te assim alguns conselhos. O outro monitor também é impecável mas está ainda a acabar licenciatura. Mas como está numa área diferente do seu colega também te pode dar umas luzes. Pensa nisso  Wink
    Caga Tacos
    Caga Tacos


    Número de Mensagens : 3133

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Caga Tacos Seg 20 Jan 2014, 19:52

    Sobre o curso da Júnior que estava a dizer, já houve gente que tenha participado e tenha gostado tanto que veio mesmo para Biologia aqui na FCUP xp
    daniela.1997
    daniela.1997


    Número de Mensagens : 3

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por daniela.1997 Seg 20 Jan 2014, 20:36

    Obrigado  Very Happy 

    Eu gostei da parte "Todo o trabalho de biólogo tem componente prática mas imaginar um trabalho só com aplicações no campo é completamente irreal. No meu estágio curricular ia 1x/mês fazer pescas para Cerveira a tarde toda. Mas o resto do mês era nos aquários do laboratório." Não me importo nada de passar tempo em laboratório, gosto imenso...

    Já estás empregado? Especificaste-te em que área? Achas que levará muito tempo, após concluir os estudos, para encontrar algum lugar onde possa trabalhar? E em relação ao salário, achas que é bom? Não digo alto, sei que não é, mas é razoável, certo?

    Obrigado mais uma vez pelo tempo e desculpa, eu sei que fiz imensas perguntas, mas mais vale estar informado, certo?  Laughing
    Bi Memol
    Bi Memol


    Número de Mensagens : 5114

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Bi Memol Seg 20 Jan 2014, 21:25

    daniela.1997 escreveu:Obrigado  Very Happy 

    Eu gostei da parte "Todo o trabalho de biólogo tem componente prática mas imaginar um trabalho só com aplicações no campo é completamente irreal. No meu estágio curricular ia 1x/mês fazer pescas para Cerveira a tarde toda. Mas o resto do mês era nos aquários do laboratório." Não me importo nada de passar tempo em laboratório, gosto imenso...

    Já estás empregado? Especificaste-te em que área? Achas que levará muito tempo, após concluir os estudos, para encontrar algum lugar onde possa trabalhar? E em relação ao salário, achas que é bom? Não digo alto, sei que não é, mas é razoável, certo?

    Obrigado mais uma vez pelo tempo e desculpa, eu sei que fiz imensas perguntas, mas mais vale estar informado, certo?  Laughing

    Concordo com tudo o que ele respondeu.

    Ele ainda não está empregado, está a acabar o terceiro ano de licenciatura.

    É difícil para nós falar de salários. Somos (praticamente) todos estudantes. Pessoas que te podiam falar de salários já não vêm cá, ou então é muito raro virem. Mas posso dar a minha opinião.

    A não ser que consigas participar num projecto de empreendimento que tenha bastante sucesso, não vais ter um salário muito alto. Mas na minha opinião, trabalhar em algo que se gosta imenso substitui um grande salário. Acredita, praticamente nada está bom para empregos, neste momento. Mas GOSTA realmente da sua área e QUER mesmo fazer biologia, consegue. Mesmo que não faça o curso todo direitinho, nos anos certos e tudo isso. É preciso é gostar Very Happy
    Caga Tacos
    Caga Tacos


    Número de Mensagens : 3133

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Caga Tacos Seg 20 Jan 2014, 21:34

    eu ainda estou a estudar xp

    quanto a salário o que te posso dizer melhor para referência talvez seja o das bolsas da FCT mas cada vez são menos. Para mestre ronda os 750 e para doutorado é pouco mais de 1000. mas isto sou eu a dizer valores de cabeça. se calhar vais ao site da ordem dos biólogos e tem lá os salários base. claro que depois poderá um pouco menos mas pronto, já te dá ideia


    mas pensa na universidade júnior. há projetos interessantes na área que te dão a conhecer a faculdade e o curso
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Exaurido Seg 20 Jan 2014, 21:40

    1- É um curso difícil? É necessário estudar muito? Eu não sou muito fã de Física e Química, estas disciplinas são difíceis no curso?
    Não é difícil. Tem algumas cadeiras que podem dar mais algum trabalho, mas é bastante acessível no geral.
    Tem uma cadeira de Física e uma de Química. Quimíca é um pouco chata, mas metade do que se dá é repetição do 10/11º ano por isso se fores com um mínimo de conhecimentos fazes bem a cadeira


    2- Eu gostaria de trabalhar no campo, como investigação ou num Parque Natural, ou ainda num Zoológico. Como são as ofertas de emprego para quem tem este curso? Acham que é possível trabalhar onde pretendo?
    Ofertas de trabalho há muito, agora emprego é que não XD
    É assim, esses trabalhos de Zoos são neste momento o que menos encontras. E o trabalho de Biologo de campo é muitas vezes por projectos. Tipo, pagam-te por 6 meses para resolveres ou estudares uma determinada área. Investigador é que com bolsas e etc ficas durante uns aninhos a trabalhar numa só coisa. Normalmente se fores arranjando estágios durante a licenciatura depois arranjas trabalho mais facilmente. No entanto agora é díficil, mas isso é em todo o lado infelizmente.

    3- Fazendo um mestrado podemos especializar, por exemplo, se gostamos mais de Zoologia, Botânica, Genética, Etologia, etc. , não é? 
    Sim é esse mesmo o propósito de um mestrado Razz

    4- Se fizermos apenas a licenciatura que saídas temos?
    Com a licenciatura ficas "técnica em biologia", e não propriamente uma bióloga. Limita-te um bocado nas saídas, e a maior parte dos técnicos acabam por se tornar assistentes de laboratório (malta encarregada de manutenção de material e etc.)

    5- Que disciplinas devo frequentar no 12º ano se pretendo tirar o curso de Biologia?
    Biologia #fácil

    6- Que nota mínima no exame de Biologia e Geologia me garante a entrada na faculdade mais a média do secundário?
    Nada garante entrada. Se for como no ano em que entrei, a média faz-se 30/40% exame, 70/60% média do secundário.
    Mas a nota do ultimo colocado tem sido entre os 13,5 e 14 valores.


    7- Quanto se paga por ano de propinas?
    há volta de 1000€. O normal em qualquer instituição pública

    8- É um curso interessante?
    Claro que é! Very Happy
    E é muito diversificado. E ainda por cima o ultimo ano é só cadeiras opcionais e podes escolher as que mais gostas *.*
    Agora, os dois primeiros são cadeiras obrigatórias e algumas dela são "desnecessárias".
    Tens aqui o plano de estudos: Plano estudos - Biologia FCUP
    E ainda podes fazer algumas cadeiras de outros cursos se preferires depois

    9- Acham que o meu "medo" de aranhas vai prejudicar o meu rendimento? É que eu não suporto aranhas, só de pensar nelas, ugh!  pale 
    Acho que te ias surpreender a quantidade de gente que tem medo de aranhas neste cursos XD
    Eu não sei porquê, acho as criaturas fascinantes muito honestamente Razz


    10- Também não sou muito fã de medicina. Não tenho qualquer problema com anatomia animal, mas a humana mete-me impressão. Terei que ver alguma coisa que cause impressão, tipo o museu anatómico que acho que é no hospital de S. João?
    Nops. Existe uma cadeira de histofisiologia animal, mas é quase toda sobre fisiologia humana. Mas os tecidos que vês ao microscópio são quase todos de rato. Há uma ou outra preparação humana acho.
    Quanto a anatomia isso vais dissecar muitos animais, caracóis, caranguejos, minhocas, peixes, aves, e um porquinho da índia ou rato de laboratório. Mas mesmo aí há forma de pedir dispensa dessas aulas se for contra as tuas crenças de tratamento animal e etc.

    Tacos, pára de angariar gente para a tua actividade XD
    Mas sim, se estás no 11º manda-te para uma actividade da Ujr. que seja mais sobre biologia.
    E aproveita também para vires aos dias abertos da Faculdade e a Mostra da UP que também vai ter lá uma barraca de Biologia mesmo para tirar dúvidas e mostrar como funciona o nosso curso Wink

    Agora não sei as datas, mas amanhã já as ponho aqui.

    Espero ter ajudado
    Caga Tacos
    Caga Tacos


    Número de Mensagens : 3133

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Caga Tacos Seg 20 Jan 2014, 22:06

    Exaurido escreveu:Tacos, pára de angariar gente para a tua actividade XD
    Mas sim, se estás no 11º manda-te para uma actividade da Ujr. que seja mais sobre biologia.
    E aproveita também para vires aos dias abertos da Faculdade e a Mostra da UP que também vai ter lá uma barraca de Biologia mesmo para tirar dúvidas e mostrar como funciona o nosso curso Wink

    Agora não sei as datas, mas amanhã já as ponho aqui.

    Espero ter ajudado

    Podem ir também à Mostra que a senhora da reitoria também já disse que aqui o pai deve ser chamado para trabalhar lá xp

    Mas fora de tanga, ó Zauri, só estou a tentar vender um projeto vencedor e muito interessante dentro da área de
    Biologia. Sempre que houve a adesão foi grande e quem veio adorou.

    Daniela, se depois estiveres interessada mostro-te a planificação do que vamos fazer e se gostares inscreves-te e trazes uns amigos para uma semana de descoberta e conhecimento  Wink 

    Amnesico
    Amnesico


    Número de Mensagens : 10752

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Amnesico Seg 20 Jan 2014, 23:38

    a nossa faculdade não tem muito componente pratica mas é uma questão de te mexeres, eu tambem prefiro campo, mas o nosso curso parece mais virada para laboratorio, no entanto isso não impede de depois escolheres um mestrado que te leve ao que tu queres mesmo. A licenciatura da-te as bases para qualquer ramo que queiras seguir, mas depois com estagios é que vais mesmo encontrar o teu ramo. Eu fiz estágio em etologia e tambem um bocado em microbiologia, há pessoas aqui que tambem fizeram estágio no zoo da maia e no zoo de santo inacio e podem falar dessa experiencia tambem Wink
    daniela.1997
    daniela.1997


    Número de Mensagens : 3

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por daniela.1997 Ter 21 Jan 2014, 14:23

    Obrigado a todos os que responderam, até agora, às minhas perguntas! Tiraram-me muitas dúvidas!

    Vocês acham que o melhor é inscrever-me no curso logo que acabe o secundário, não é? Ou seja, começar a universidade no ano letivo seguinte ao 12º. Quanto mais cedo formar-me melhor, certo?

    Também gostei da parte onde disseste: "há pessoas aqui que tambem fizeram estágio no zoo da maia e no zoo de santo inacio". Adoraria fazer algo assim!

    Obrigado mais uma vez  Very Happy
    Caga Tacos
    Caga Tacos


    Número de Mensagens : 3133

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Caga Tacos Ter 21 Jan 2014, 14:29

    o bom senso dita que entres logo
    Master Bation
    Master Bation


    Número de Mensagens : 5962

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Master Bation Ter 21 Jan 2014, 14:42

    Caga Tacos escreveu:o bom senso dita que entres logo
    bom senso e o Pastor Sousa tambem Laughing

    mas tirar um ano (o chamado leap year) não é mal pensado, se o conseguires suportar, porque ajuda a avaliar melhor as coisas
    Caga Tacos
    Caga Tacos


    Número de Mensagens : 3133

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Caga Tacos Ter 21 Jan 2014, 16:30

    por outro lado, começar a receber um ordenado é perigoso. muito perigoso nesses casos xp

    é que começas a ganhar algum dinheiro e pensas em por os estudos para segundo plano. ainda para mais Portugal não exige isso. nos EU acontece muito porque as propinas deles rondam várias dezenas de milhares de dólares (nunca menos 25 ou 30mil) então é a maneira que arranjam de minimizar as dívidas
    Bi Memol
    Bi Memol


    Número de Mensagens : 5114

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Bi Memol Ter 21 Jan 2014, 18:56

    Pois, é um conceito que não se aplica muito ao plano educativo português
    Pugilista
    Pugilista


    Número de Mensagens : 10310

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Pugilista Ter 21 Jan 2014, 19:17

    Nem ao contexto económico nacional
    Amnesico
    Amnesico


    Número de Mensagens : 10752

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Amnesico Ter 21 Jan 2014, 19:32

    e perdes o fio a meada se parares de estudar
    Fungosa
    Fungosa


    Número de Mensagens : 576

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Fungosa Ter 21 Jan 2014, 21:19

    oi! eu fiz estágio no zoo da Maia e eu gostei! contudo, se queres fazer trabalho de campo depois deves tentar encontrar algum investigador da área... é muito melhor te ires associando a algum projecto do que fazeres um estágio numa instituição assim (falo por mim , que já estou em mestrado e se me tivesse associado a algum projecto, por agora estava muito melhor direccionada para o que quero seguir) ... se gostas dessas instituições, podes sempre optar por fazer voluntariado! e nesse caso, digo-te já que o staff do zoo da maia é muito simpático e aceita voluntários sempre que pode Very Happy...
    mas ainda é muito cedo para estares a colocar taaaantas questões, preocupa-te em fazeres o secundário direitinho Wink... penso que com tudo o que os meus colegas responderam, ficas bem esclarecida e aproveita a mostra da UP e afins para conheceres a faculdade, o curso, etc... ah e sim, vem logo para a faculdade! é pior se parares os estudos... e mesmo que ponderes isso por teres que juntar dinheiro para o curso, wtv, eu sempre fui trabalhando ao longo do curso e sempre me fui safando! Wink
    penso que é tudo! good luck Wink
    sindrome of a down
    sindrome of a down


    Número de Mensagens : 452

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por sindrome of a down Qua 22 Jan 2014, 06:52

    não te esqueças das validades das provas de ingresso, não sei se fizeres o de bio apenas no 11º poderás usar-lo casos entres um ano depois de acabares o 12º
    Bi Memol
    Bi Memol


    Número de Mensagens : 5114

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Bi Memol Qua 22 Jan 2014, 11:21

    sindrome of a down escreveu:não te esqueças das validades das provas de ingresso, não sei se fizeres o de bio apenas no 11º poderás usar-lo casos entres um ano depois de acabares o 12º
    oh homem, pode sim que são três anos de validade
    Romana
    Romana


    Número de Mensagens : 20871

    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Romana Qui 23 Jan 2014, 05:12

    Spam do topico limpo, nao esquecer que esta é uma zona moderada

    Gostava de acrescentar uns pontos ao topico. O curso realmente tem uma vertente pratica reduzida, mas no geral é assim pelo pais fora devido à aplicação do processo de bolonha. Com isto o curso ainda não está arrumado, mas nos proximos anos vai sofrer desenvolvimentos que visam que rume a bom porto e melhore. 

    Não penses também que o curso te dá saida, não dá, dificilmente algum curso tao multidisciplinar te dá sem trabalho extra. Trabalho extra não é notas altas, são estágios, participações, especializações.

    Posso te dar o meu exemplo que ao fim de mais tempo do que era necessário para a conclusão do curso não o tinha feito e estava desmotivado, mas adaptei me a uma área mais prática com uma especialização (chama-se minor na FCUP, noutras poderão se chamar ramos ou especializações mesmo) e estou hoje numa área de Engenharia, seguimento da área de Biologia e a criar uma empresa numa equipa integrada com varios docentes e investigadores - a maior parte deles da área de Biologia (Biologia Molecular, Microbiologia, Entomologia, etc). 

    A escolha da licenciatura - o local/faculdade/universidade - nesta área pode não ser tao fulcral como noutras - uma vez mais pela vertente multi disciplinar, mas o curso faz se bem e tens muito por onde explorar - se te deres ao trabalho de procurar o que fazer.

    Mas aviso que o curso de presente apresenta lacunas, além da componente prática limitada - que és tu que deves procurar onde complementar a mesma; tens áreas com planos curriculares deficientes ou com menor apoio pedagógico. Lacunas estas que não desaparecem por mudares para outra universidade ou curso, simplesmente podem modificar-se.

    Por ultimo recomendo te tanto continuares no ano seguinte como parares, é uma escolha pessoal, que tem tanto de positivo como negativo, depende muito das tuas condições pessoais

    Conteúdo patrocinado


    Curso de Biologia Empty Re: Curso de Biologia

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 05:19