BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


4 participantes

    Dúvida - orgãos vestigiais

    avatar
    asdasda


    Número de Mensagens : 8

    Dúvida - orgãos vestigiais Empty Dúvida - orgãos vestigiais

    Mensagem por asdasda Ter 25 Fev 2014, 00:00

    Boas,

    A metade do meu estudo fiquei com uma dúvida à cerca dos orgãos vestigiais.

    Vamos tomar o exemplo do apêndice, segundo uma perspectiva lamarckista, o desaparecimento do apêndice podia ser facilmente explicado segundo a lei do uso e do desuso; no entanto de um ponto de vista evolutivo (NeoDarwinismo) não podemos dizer que é indiferente o apêndice estar lá ou não estar?O único argumento que consigo pensar que favorece o seu desaparecimento é talvez o consumo de energia desnecessário, mas de qualquer forma, não consigo perceber principalmente porque é que a seleção natural iria favorecer  os humanos sem apêndice ao revés dos com apêndice, parece-me indiferente porque a mudança não me parece significativa o suficiente para haver uma seleção natural em prol dessa característica.
    Alguém me esclarece?
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    Dúvida - orgãos vestigiais Empty Re: Dúvida - orgãos vestigiais

    Mensagem por Exaurido Ter 25 Fev 2014, 00:19

    fácil:
    Quando algo atinge um estado de neutralidade em relação a vantagem selectiva ou selecção natural (ou seja, nem traz vantagem ou desvantagem) então começa a ser alvo principalmente de eventos aleatórios. Quer seja cruzamentos sexuais aleatórios e consequentemente transmissão de alelos em diferentes proporções entre as gerações, mas também, como disseste, o próprio organismo deixa de usar energias em regular o funcionamento desses órgão ao permitir que mutações se acumulem. Por vezes resulta em acumulação de mutações que façam que ele se torne inútil (Exemplo dos olhos das toupeiras. Elas têm olhos, apenas são cegas porque os olhos desenvolvem tumores), por vezes a acumulação de mutações até pode vir a trazer mutações benéficas (que é como tudo evolui de certa forma).
    Por vezes é um simples caso de persistência de um indivíduo. No caso dos humanos que desenvolveram medicina, nós podemos tratar as nossas doenças. Mas se não fossemos capazes, então imagina a quantidade de gente que podia morrer de apendicite. Essas pessoas não iam transmitir os seus genes responsáveis por um apêndice deformado à geração seguinte porque iam estar mortas, e dessa forma a geração seguinte ia ter menos probabilidade de ter apendicite. Aqui já estava a haver selecção natural.
    Bi Memol
    Bi Memol


    Número de Mensagens : 5114

    Dúvida - orgãos vestigiais Empty Re: Dúvida - orgãos vestigiais

    Mensagem por Bi Memol Ter 25 Fev 2014, 15:37

    pois, a apendicite é um bom motivo para o apêndice ir desaparecendo
    avatar
    asdasda


    Número de Mensagens : 8

    Dúvida - orgãos vestigiais Empty Re: Dúvida - orgãos vestigiais

    Mensagem por asdasda Qua 26 Fev 2014, 20:04

    Quando algo atinge um estado de neutralidade em relação a vantagem selectiva ou selecção natural (ou seja, nem traz vantagem ou desvantagem) então começa a ser alvo principalmente de eventos aleatórios. Quer seja cruzamentos sexuais aleatórios e consequentemente transmissão de alelos em diferentes proporções entre as gerações, mas também, como disseste, o próprio organismo deixa de usar energias em regular o funcionamento desses órgão ao permitir que mutações se acumulem. Por vezes resulta em acumulação de mutações que façam que ele se torne inútil (Exemplo dos olhos das toupeiras. Elas têm olhos, apenas são cegas porque os olhos desenvolvem tumores), por vezes a acumulação de mutações até pode vir a trazer mutações benéficas (que é como tudo evolui de certa forma).Por vezes é um simples caso de persistência de um indivíduo. No caso dos humanos que desenvolveram medicina, nós podemos tratar as nossas doenças. Mas se não fossemos capazes, então imagina a quantidade de gente que podia morrer de apendicite. Essas pessoas não iam transmitir os seus genes responsáveis por um apêndice deformado à geração seguinte porque iam estar mortas, e dessa forma a geração seguinte ia ter menos probabilidade de ter apendicite. Aqui já estava a haver selecção natural.Bi Memol escreveu:pois, a apendicite é um bom motivo para o apêndice ir desaparecendo
    Pronto tyty, percebido, já de vez, noutro tópico.
    Quando estamos a falar de seleção natural vs artificial, o que é que consideramos artificial, as tentativas intencionais de seleccionar, ou qualquer seleção antropológica é artificial.
    Por exemplo um incêndio causado pelo Homem, é natural?
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    Dúvida - orgãos vestigiais Empty Re: Dúvida - orgãos vestigiais

    Mensagem por Exaurido Qua 26 Fev 2014, 20:22

    (/).-)

    filosoficamente, e de um ponto de vista materialista sim. Tudo o que é causado pelo Homem é natural, porque o homem é também uma criação da natureza.
    No entanto, para efeitos de pensamentos modernos, tudo o que é feito de forma intencional pelo Homem é, por definição, artificial


    Última edição por Exaurido em Qua 26 Fev 2014, 21:22, editado 1 vez(es)
    Caga Tacos
    Caga Tacos


    Número de Mensagens : 3133

    Dúvida - orgãos vestigiais Empty Re: Dúvida - orgãos vestigiais

    Mensagem por Caga Tacos Qua 26 Fev 2014, 21:17

    com todo o respeito mas essa última resposta até a wikipédia sabia...
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    Dúvida - orgãos vestigiais Empty Re: Dúvida - orgãos vestigiais

    Mensagem por Exaurido Qua 26 Fev 2014, 21:34

    IKR XD

    Conteúdo patrocinado


    Dúvida - orgãos vestigiais Empty Re: Dúvida - orgãos vestigiais

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 12:23