BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Evolução das células - URGENTE

Compartilhe

couldzao

Número de Mensagens : 5

Evolução das células - URGENTE

Mensagem por couldzao em Ter 06 Maio 2014, 19:02

Boa tarde, 

Para um trabalho sobre a evolução das células, terei de explicar o porque das mitocôndrias/cloroplastos possuírem 2 membranas.

A professora disse que isto acontecia devido a um dos modelos de evolução (autogénio ou endossimbiótico).

Pessoalmente, eu penso que este facto reside na fagocitose, ou seja, no modelo endossimbiótico, quando se deu a fagocitose de células procarióticas de menores dimensões, além da membrana que estas já possuiam, ficaram com outra resultante da fagocitose. 
Gostava que me ajudassem a dar uma explicação para este facto.
Qualquer coisa que não percebam deixem nos comentários.

Obrigado,
couldzao
avatar
Exaurido

Número de Mensagens : 9768

Re: Evolução das células - URGENTE

Mensagem por Exaurido em Qua 07 Maio 2014, 22:43

não sei se sabes como funcionam as mitocondrias e os cloroplastos, mas todos os mecanismos moleculares desses dois organelos são activados com gradientes de protões (H+).
Imagina que quando eles apareceram há milhares de milhões de anos, provavelmente em meio aquático, que a água onde eles existiam era provavelmente muito ácida e que era esse gradiente de iões de H+ que activava esses mecanismos

Como disseste muito bem, na altura já existiam "pseudo-bactérias" que fagocitavam outros pseudo-organismos como as mitocondreas e os cloroplastos. Mas que ainda não tinham mecanismos moleculares avançados para digestões completas. Daí que podemos levantar uma hipotese de que ao fagocitarem as mitocondreas/cloroplastos que realmente estas possam ter sido preservadas dentro de um involcro membranar da fagocitose. Note-se que é essa dupla membrana que permite hoje o armazenamento de protões entre as duas membranas e activar os mecanismos desses organelos dentro da celula.

Isto parece-me ser o cenário mais provável.
Agora, como todos esses organelos e as pseudo-bactérias já tinham DNA, então começaram-se a replicar em simultâneo graças ao milagre da evolução. Uma outra cena a favor da teoria endossimbiótica é que as mitocondreas/cloroplastos replicam-se quase de forma autonoma em relação ao resto da célula.

Se não perceberes respondo melhor amanha quando já não estiver tão de ressaca da queima

    Data/hora atual: Seg 21 Ago 2017, 12:54