BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Berlengas à procura de soluções

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    15042009

    Berlengas à procura de soluções Empty Berlengas à procura de soluções

    Mensagem por Varicela

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=131761

    Natureza
    Berlengas à procura de soluções para compatibilizar turismo com preservação da natureza
    Compatibilizar o turismo com a preservação do ecossistema das Berlengas é o objectivo de vários projectos que estão em curso e que pretendem tornar a ilha auto-sustentável na produção de energia, no tratamento dos efluentes e do lixo

    A associação 'Berlenga - Laboratório de Sustentabilidade', constituída por 12 organismos públicos e privados, tem vindo a realizar experiências na ilha, como a instalação de painéis solares, para vir a dotar a Reserva Natural de capacidades de geração e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis.

    As iniciativas da associação constam do dossier de candidatura das Berlengas a reserva da Biosfera a ser entregue nos próximos meses à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

    Actualmente, só os três geradores existentes na ilha consomem 15 mil litros de gasóleo/ano, o equivalente a 40 toneladas/ano de CO2, e os efluentes são deitados ao mar sem qualquer tratamento.

    A ideia é produzir água potável, tratar as águas residuais e reduzir/reutilizar os resíduos sólidos urbanos a transportar para terra.

    A câmara de Peniche, que integra a associação, espera colocar nas Berlengas, até ao início desta época balnear, um compactador de resíduos (para diminuir o volume do lixo) e um tamisador para o tratamento de águas residuais.

    No Bairro dos Pescadores já funcionam painéis solares que asseguram a energia aos funcionários da Câmara e da Reserva Natural.

    Estas acções e a futura definição de qual a melhor solução para a produção de energia - fotovoltaica ou eólica - deverão diminuir os impactos da presença humana (sobretudo nos meses do Verão), considerada excessiva para aquele pequeno território com quatro quilómetros de perímetro.

    O projecto 'Berlenga - Laboratório de Sustentabilidade' e a necessidade de preservar os valores da fauna e flora levaram vários especialistas a elaborar a candidatura a Reserva da Biosfera, no âmbito do programa 'Man and Biosphere - MAB' promovido UNESCO.

    «O objectivo desta classificação é como ter uma Bandeira Azul numa praia. Sabemos que foram feitas várias acções no sentido da preservação ambiental», explicou à Lusa Henrique Queiroga, do departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e coordenador do dossier de candidatura.

    «O que se pretende é que haja uma utilização da reserva como um território natural de qualidade indiscutível», sublinhou por seu lado Sofia Castel Branco, directora da Reserva. Sofia Castel Branco admitiu que «as actuais condições (da ilha) não têm qualquer qualidade nem segurança» em caso de acontecer um acidente.

    «Só depois de encontradas as soluções ao nível da sustentabilidade ambiental se poderá discutir que tipo alojamento servirá melhor a ilha», adiantou a directora da Reserva frisando que «a capacidade será sempre bastante limitada tendo em conta que é um pequeno território».

    O número máximo de pessoas permitidas é de 350, número que nos meses de Verão é largamente ultrapassado.

    O presidente da câmara, António José Correia, quer que a ilha seja transformada «num ícone da sustentabilidade ambiental e que as actividades que ali se desenvolvam tenham em conta esse objectivo».

    Segundo o dossier de candidatura a Reserva da Biosfera, as Berlengas apresentam desde características geológicas únicas, a um relevo escarpado onde são comuns a formação de grutas e fendas terrestres e submarinas.

    A sua localização contribui para a produtividade e diversidade de espécies e de habitats marinhos, bem como para uma paisagem única na região.

    Nas ilhas nidificam seis espécies de aves marinhas: duas espécies de gaivotas, a cagarra (ou pardela), o corvo marinho, o airo e o roque-de-castro.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 04:58