BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    ISPA cria Centro de Biociencias

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    15042009

    ISPA cria Centro de Biociencias Empty ISPA cria Centro de Biociencias

    Mensagem por Varicela

    http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=99462&Itemid=358

    ISPA cria estrutura para promover conhecimento na área da Biologia
    Escrito por CienciaPT
    14-Apr-2009
    O Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) anuncia a criação do Centro de Biociências, estrutura destinada a articular as actividades de ensino, investigação aplicada, realização de estudos, pareceres e outros serviços, e de divulgação do conhecimento na área da Biologia.

    A criação desta estrutura exprime o empenhamento dos investigadores, docentes e estudantes pós-graduados da área da Biologia ligados ao ISPA em articular, de forma cada vez mais efectiva, a investigação e o desenvolvimento socio-económico do país, abrindo a escola à comunidade em que se insere.

    A apresentação pública do Centro de Biociências caberá ao Professor Doutor Frederico Pereira (Director do ISPA) e ao Professor Doutor Vítor Almada (Director do Centro de Biociências) e terá lugar no Salão Nobre do ISPA, no dia 27 de Abril de 2009, às 18h00.

    Do ponto de vista científico, o Centro de Biociências é uma estrutura apoiada pela Unidade de Investigação em Eco-Etologia (UIEE) - uma Unidade das Ciências do Mar financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que obteve a classificação de Excelente na avaliação efectuada recentemente às Unidades de I&D. Apesar da Unidade ter a sua investigação predominantemente centrada na área das Ciências do Mar e, em sentido lato, na Biologia Aquática, o Centro de Biociências realiza a sua actividade de educação, formação e prestação de serviços em múltiplas vertentes da Biologia aplicada.

    No domínio da Biologia Aquática Continental, o Centro de Biociências prestará um leque bastante alargado de serviços que incluem estudos de caracterização físico-química dos habitats aquáticos, macroinvertebrados e ictiofauna, recuperação de habitats e reprodução ex-situ de peixes.

    Para estudos no domínio da Biologia Marinha o Centro de Biociências conta com biólogos com grande experiência de mergulho, duas embarcações e um ROV (Remotely Operated Vehicle), estando apto a realizar estudos que envolvam censos visuais de peixes e caracterização de povoamentos. No plano dos estudos aplicados ao Ordenamento e Conservação o Centro de Biociências está preparado para caracterizar a flora e fauna terrestres, proceder a trabalhos de monitorização e colaborar na realização de estudos de impacto.

    O laboratório de Genética do Centro de Biociências está preparado para realizar a identificação de espécies através de marcadores moleculares para um largo espectro de organismos, sexagem de aves e caracterização da diversidade genética de populações animais e vegetais.

    Para além das actividades de prestação de serviços o Centro de Biociências está fortemente empenhado em contribuir para o ensino das Ciências Biológicas, nomeadamente através de acções de formação de professores, cursos, workshops e acções de divulgação e debate.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Birge Maria

    Mensagem Sex 17 Abr 2009, 23:46 por Birge Maria

    onde é isto mesmo?


    EU QUUUUUUEEEEEEEEEEEEERRRRROOOOOOOO

      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 23:08