BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Sea Life - Tubarões vêm de avião para a Boavista

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    15042009

    Sea Life - Tubarões vêm de avião para a Boavista Empty Sea Life - Tubarões vêm de avião para a Boavista

    Mensagem por Varicela

    http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1194458

    Tubarões vêm de avião de Inglaterra para a Boavista
    Sea Life já está a montar os 31 aquários para a chegada de 5800 peixes no início de Junho
    2009-04-08
    CARLA SOFIA LUZ
    Os tubarões preferem viagens nos oceanos, mas há três já com cartão de embarque para um voo entre Weymouth (Inglaterra) e o Porto no início do mês de Junho. O destino é o Sea Life na Boavista onde já estão a montar-se os 31 aquários.

    Em três dias, chegarão 5800 criaturas marítimas e de água doce de cerca de 100 espécies ao centro em construção, na rotunda do Castelo do Queijo. A maioria vencerá a distância entre o complexo do Sea Life inglês e português de avião, embora algumas acercam-se por terra. Além dos tubarões de pontas negras, zebra e enfermeiro, as raias, os cavalos-marinhos e exemplares de peixes tropicais, os aquários no Porto exibirão espécies indígenas do rio Douro.

    "Teremos uma área com espécies do rio Douro: os barbos, as trutas, as carpas e os vairões. Também gostaríamos de ter uma espécie indígena de Portugal que é o samouco do rio Guadiana para fazer reprodução", explica o curador Jorge Soares, sublinhando que grande parte das 5800 criaturas vêm do complexo em Weymouth, onde foram criados ou estão em quarentena após a aquisição noutros locais. Os peixes indígenas do rio Douro derivam, sobretudo, de aquaculturas nacionais.

    E depois dos tubarões aterrarem em Pedras Rubras (o percurso entre o aeroporto e o Sea Life será feito em camiões), não poderão trocar, de imediato, a transportadora pelos 600 mil litros de água do maior aquário do Porto.

    "Não é chegar e despejá-los nos tanques. Logo que os aquários fiquem prontos, começaremos a prepará-los para a recepção dos animais. Têm de equiparar-se as condições dos aquários às dos recipientes de transporte", continua. A corrida contra o tempo já começou, pois a abertura do Sea Life Porto acontecerá na semana de 15 a 19 de Junho. A tabela de preços está definida. O ingresso de um adulto custa 10,95 euros, enquanto os bilhetes senior (mais de 55 anos) e para crianças dos quatro aos 12 anos é de 8,20 euros. A entrada é gratuita para as crianças até aos três anos. Há preços especiais para as famílias (dois adultos e duas crianças pagam 32,50 euros), para as escolas (cinco euros por criança) e para grupos. A expectativa é que o Sea Life receba 220 mil pessoas por ano.

    A equipa de 10 especialistas ingleses, liderada por Phil Boniwell que monta aquários por todo o mundo há mais de 20 anos, têm até 14 de Maio para construir todos os tanques. São dezenas de peças de acrílico. O maior aquário - o Reino do Neptuno - terá um túnel que os visitantes irão atravessar. Bastará levantar o olhar para ver os tubarões a nadarem sobre as cabeças com seis centímetros de acrílico a separá-los. "As peças são montadas no local. É como se fosse um gigante puzzle", explica Phil Boniwell. É o 30º Sea Life que ajuda a construir desde a estreia no centro de Blackpool, em Inglaterra.

    Na Invicta, o Sea Life contará uma história que parte das encostas rochosas do rio Douro, encontrando o barco rabelo, as fachadas da Ribeira e as espécies do estuário no caminho. Na praia, mergulha-se no oceano. Ao longo do percurso, haverá corredores e grutas só para crianças espreitarem os tanques. Encontrar-se-á, ainda, quatro aquários interactivos com raias, caranguejos, bodiões e estrelas do mar. Acompanhados por um guia, os visitantes poderão tocar nessas espécies e perceber como são frágeis.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Birge Maria

    Mensagem Sex 17 Abr 2009, 23:43 por Birge Maria

    Só uma achega a quem percebe um pouco de aquariofilia:

    6cm de acrilico só? nao me parece que aguente com centenas de toneladas de agua...ainda pa mais numa estrutura como um tunel. Parece me demasiado pouco....o meu aquario tem 1 cm de espessura de vidro, com 100 cm de comprimento e 100 litros reais. Um aquario das dimensoes que vai ter, que se calcula nas centenas de milhares de litro, 6 cm parece me muito pouco.

    Só para citar um exemplo, o aquário central do Oceanário, onde estão representadas espécies de várias regiões do mundo, inclusivé tubarões, raias, garoupas, peixe-lua entre outros gigantes do mar, tem 5000 milhoes de litros de agua.....e com uns incriveis 27 cm de acrilico.....


    mesmo os akarios mais pekenos de lá, com só cerca de 120mil litros, tem quase 10 cm


    acho estranho lool
    Romana

    Mensagem Sáb 18 Abr 2009, 09:44 por Romana

    depende do material e da disposição da construção.

    De aquariofilia ainda não sei muito, mas tenho alguns conhecimentos de reservatorios usados em watercooling de sistemas informáticos e mecanicos.

    Com 6 centímetros de PMMA (Poli Metil MetAcrilato) [aka acrilico] pode se fazer das estruturas muito fortes. O Deposito maior de refrigeração, homemade, feito para o arrefecimento de um sistema de racks (ou seja servidores) em que era composto por CENTENAS de racks de servidores graficos (nVidia CUDA, para quem quiser saber), que são produzidos centenas de ºC de calor por pequenas àreas (e pequenas digo mesmo em locais de 2 a 3 cm^2), era basicamente um recipiente do tamanho de metade de uma sala comum [tamanho de um laboratorio na zona de zoologia] com apenas 5mm de expessura.

    Devo dizer que foi incrivelmente mais caro em relação a um deposito feito dos tipicos 3 a 5mm de acrilico normal (estes feitos para caberem num canto de uma caixa comum de computador)

    Mensagem  por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 13:17