BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    "Ambiente jurássico" no Parque Biológico de Gaia

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    23042009

    "Ambiente jurássico" no Parque Biológico de Gaia Empty "Ambiente jurássico" no Parque Biológico de Gaia

    Mensagem por Varicela

    http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila%20Nova%20de%20Gaia&Option=Interior&content_id=1209109

    O Parque Biológico de Gaia abre a 5 de Junho, Dia do Ambiente, um pavilhão denominado em "um ambiente jurássico".

    O director do PBG, Nuno Oliveira, admitiu, em declarações à Lusa, que o Biorama, com uma área coberta total de 2.000 metros quadrados, será a nova estrela daquele espaço verde criado há 26 anos e que já hoje é uma referência no que toca à defesa do ambiente.

    No novo pavilhão, os visitantes poderão observar, por exemplo, réplicas de alguns dinossauros que outrora povoaram a Terra.

    "As réplicas foram feitas nas Filipinas", acrescentou.

    O Biorama inclui ainda um deserto e "um ambiente litoral" português e terá não só réplicas - algumas delas já posicionadas nos seus lugares - mas também "animais e plantas vivas", segundo Nuno Oliveira.

    Os trabalhos decorrem em bom ritmo e o investimento total é de aproximadamente 500 mil euros, disse o responsável.

    No dia em que o Parque Biológico de Gaia inaugurou um parque para autocaravanas, que visa responder à crescente procura deste tipo de equipamentos, em especial por parte de visitantes estrangeiros, foi também revelada a construção de um parque verde junto à Ponte Maria Pia.

    Segundo Nuno Oliveira, as obras deste parque devem arrancar muito em breve.

    O responsável explicou que a ideia é "aproveitar o antigo canal ferroviário e um espaço que vai ser cedido ao domínio público no âmbito de uma operação de loteamento prevista para a zona".

    Será um parque com 2,6 hectares e com uma vista privilegiada para a própria ponte, hoje desactivada e algo degradada, o rio Douro e a cidade do Porto, mais as suas escarpas.

    A questão que se coloca é convencer a Refer, proprietária do canal ferroviário, a autorizar a realização das obras necessárias, que o presidente da Câmara, Luís Filipe Menezes, deseja sejam o mais depressa possível.

    Nuno Oliveira adiantou também que a mesma Refer tem um projecto ciclopedonal para o reaproveitamento da ponte Maria Pia, com o apoio das câmaras municipais de Vila Nova de Gaia e do Porto.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 00:32