BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


criar megabase de dados electrónica sobre a vida na Terra

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
02062009

criar megabase de dados electrónica sobre a vida na Terra

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=4742&bl=1

Cientistas querem criar megabase de dados electrónica sobre a vida na Terra Filipa Alves (01-06-09)
O desafio apresentado pelos cientistas consiste em criar um enorme observatório da vida na Terra através da mobilização da população mundial para o registo de observações feitas no dia-a-dia.

O projecto é ambicioso não só pelo seu objectivo mas também pela metodologia que será empregue. A ideia é produzir um observatório da vida da Terra através de informações colocadas online por cidadãos atentos de todo o mundo. Este observatório virtual teria como base um sistema semelhante ao utilizado para monitorizar o tempo e a actividade sísmica.

Já existem alguns sites com informação importante que estão actualmente a ser ligados entre si – há dados online sobre temas tão diversos quanto o avistamento de aves raras no Canadá e a floração das plantas na Austrália. Norman MacLeod, técnico de paleontologia do Museu de História Natural de Londres afirma “Este seria um sistemas de livre acesso e para o qual qualquer pessoa poderia contribuir”.

Este mega-arquivo seria útil de múltiplas formas podendo gerar desde benefícios económicos a impactos na saúde pública. Por exemplo, o registo de uma espécie invulgar de insecto num jardim poderia dar o alarme para o ataque de uma peste a um tipo de cultura agrícola. Simultaneamente, o registo da observação de um mosquito vector da malária poderia ser importante na compreensão da alteração dos padrões geográficos de incidência da doença como consequência do aquecimento global.

(fonte: Reuters)

Documentos Recomendados

Democracia participativa e planeamento do território. Análise da "participação pública" no caso Português

Participação Social e políticas públicas de gestão das águas: olhares sobre as experiências do Brasil, Portugal e França
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sex 21 Jul 2017, 11:45