BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Cientistas melhoram técnicas de 'CSI' da PJ

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    20102009

    Cientistas melhoram técnicas de 'CSI' da PJ Empty Cientistas melhoram técnicas de 'CSI' da PJ

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1386110&seccao=Tecnologia

    Crime
    Cientistas melhoram técnicas de 'CSI' da PJ

    Uma das maiores dificuldades dos investigadores forenses está prestes a ser ultrapassada: investigadores da Universidade de Coimbra, em conjunto com a Polícia Judiciária, desenvolveram um método que revela e preserva impressões digitais em metal. Processo que já foi usado para proteger um tinteiro de prata de Cavaco Silva e peças de ouro feitas no Norte do País.

    Imaginemos o seguinte cenário: Horatio Caine, investigador da série CSI Miami, aproxima-se de um local de crime. A arma utilizada foi um pesado tubo de metal. O agressor não usou luvas mas, mesmo assim, o tubo não tem qualquer impressão digital pois o metal tem dificuldade em manter este tipo de marcas. Um caso difícil de solucionar na ficção e ainda mais na realidade. Mas, em Portugal, o Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC) em colaboração com a Polícia Judiciária (PJ), está a aplicar o princípio da pulverização catódica ao metal, conseguindo preservar as impressões digitais no seu estado original durante anos e nas melhores condições.

    A pulverização catódica é uma técnica de deposição de material usada para cobrir uma superfície magnetizada. "Os átomos agem como bolas de bilhar numa mesa. A energia é o taco que as faz mover e depois estes vão depositar-se nos lados", explica Jorge Nunes, doutorando em Engenharia de Biomateriais da Universidade de Coimbra.

    Assim, consegue-se "prender" um revestimento ao metal, em cima da impressão digital, com a marca a ficar visível e preservada para a usarem como prova do crime.

    O próximo passo a ser dado é conseguir revestir superfícies mais agrestes. "Um puxador de porta tem uma superfície mais irregular. Sendo um dos sítios onde mais se encontram impressões digitais, é importante conseguir retirá-las da melhor maneira nestas superfícies", diz Jorge Nunes.

    Este método, desenvolvido pelo CEMUC em conjunto com a P,J pode vir a substituir métodos actualmente mais utilizados para descobrir e recolher impressões digitais: pó de carvão e vapor de cianoacrilato - isto é, um vapor tóxico obtido quando se aquece uma cola semelhante à Supercola 3.

    Mas na CEMUC a pulverização catódica não é só utilizada no combate ao crime. O revestimento dado por esta técnica tem sido muito usado para proteger os mais diversos metais.

    "O Presidente da República, Cavaco Silva, tem um tinteiro de prata revestido com este método, que foi oferecido por nós", conta o investigador. Assim, o CEMUC evita que o desgaste do tempo atinja o tinteiro e que a prata escureça. O mesmo método é usado pelas empresas que trabalham com metais preciosos, principalmente no Norte do País, onde se localiza a indústria portuguesa da filigrana.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 03:40