BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Aquecimento global aumenta infecção canina

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    25102009

    Aquecimento global aumenta infecção canina Empty Aquecimento global aumenta infecção canina

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1401035

    Saúde
    Aquecimento global aumenta infecção canina

    Durante Abril a Novembro verifica-se um aumento da transmissão da leishmaniose dos cães, devido ao calor

    Estudos sobre o aquecimento global mostram que há uma tendência para o aumento do período de transmissão da leishmaniose canina, por crescimento do período de actividade dos insectos transmissores - os flebótomos. Em Portugal, este período pode prolongar-se até Novembro. Mesmo os cães que vivem dentro de casa podem ser vítimas dos flebótomos.

    "Devido às alterações climáticas, a época da actividade dos parasitas tem aumentado e os cães ficam mais susceptíveis e durante mais tempo a contrair infecções, transmitidas pelas pulgas, carraças e pelo insecto flebótomo - vulgarmente chamado de mosquito. É essencial estar atento e prolongar no tempo a aplicação dos produtos antiparasitários, como por exemplo as coleiras impregnadas de deltametrina recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", alerta Rodolfo Neves, veterinário da Intervet Schering-Plough.

    Para Rodolfo Neves é essencial que os donos dos animais estejam cientes de que até os cães que passam a maior parte do tempo dentro de casa, podem contrair a leishmaniose. Esta doença tem uma evolução crónica e, sem tratamento, pode levar à morte do cão. "A prevenção é a medida mais importante para a saúde do animal", lembra. Segundo um estudo realizado pelo Observatório Nacional das Leishmanioses, Portugal regista uma prevalência de Leishmaniose elevada, com mais de 110 mil cães infectados, 6% da população canina. A OMS recomenda a utilização de coleiras impregnadas de deltametrina como principal forma de prevenção durante o período de alerta para a transmissão da leishmaniose, ou seja, de Abril a Novembro.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 20:39