BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Coalas podem extinguir-se em menos de 30 anos

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    11112009

    Coalas podem extinguir-se em menos de 30 anos Empty Coalas podem extinguir-se em menos de 30 anos

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=11384&bl=1

    Coalas podem extinguir-se em menos de 30 anos
    O alerta é da Fundação Australiana para os Coalas que revela que um estudo recente concluiu que os efectivos populacionais da espécie caíram para menos de metade em seis anos, sendo apontadas como principais ameaças o desenvolvimento, as Alterações Climáticas e os fogos florestais.

    O Coala é uma espécie de marsupial que ocorre apenas na Austrália, onde é visto como um símbolo nacional, a par do canguru. No entanto, apesar da sua popularidade, a espécie enfrenta um futuro incerto segundo revelou um censo a nível nacional.

    O estudo recente, que incluiu dados de 1800 locais e de 80 000 árvores, estima o tamanho da população em 43 000 indivíduos, valor bastante diferente do calculado há alguns anos que estimava em 100 000 os representantes da espécie.

    Segundo a Fundação Australiana para os Coalas a população sofreu uma redução para menos de metade em apenas seis anos. A título de exemplo refira-se que numa determinada zona do Norte do estado de Queensland onde existia uma população de 20 000 indivíduos há apenas 10 anos não foi encontrado qualquer animal durante quatro dias de prospecção.

    A clamídia, doença sexualmente transmissível, foi responsável pela morte de muitos animais, mas a desflorestação e as condições mais quentes e secas, que estão na origem de uma redução do valor nutritivo das folhas de eucalipto – base da dieta dos coalas – e os fogos florestais são também apontados como factores de ameaça relevantes.

    A Fundação Australiana para os Coalas espera agora que os resultados recentemente revelados sejam motivo suficiente para incluir os coalas na lista nacional de Espécies Ameaçadas.

    Fonte: news.bbc.co.uk

    Documentos Recomendados

    Effects of climate change on life history: implications for extinction risk in mammals

    Troublesome toxins: time to re-think plant-herbivore interactions in vertebrate ecology
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 01:14