BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    desenvolvida tecnologia que evita electrocussao das cegonhas

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    01122009

    desenvolvida tecnologia que evita electrocussao das cegonhas Empty desenvolvida tecnologia que evita electrocussao das cegonhas

    Mensagem por Varicela

    http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=100363&Itemid=365

    Investigadores desenvolvem tecnologia para evitar a electrocussão das cegonhas
    Escrito por CienciaPT
    30-Nov-2009
    Para desencorajar as cegonhas da utilização dos equipamentos de média tensão, para nidificação, evitando casos fatais frequentes por electrocussão, e minimizar consequentes interrupções na distribuição de energia eléctrica às populações, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra FCTUC, através do Departamento de Ciências da Vida e do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), está a desenvolver uma solução tecnológica, inovadora em Portugal, em colaboração com a EDP (entidade promotora).

    Financiado pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), o projecto, intitulado STORK – Sistema de Protecção para Avifauna – Cegonhas, foi solicitado pela EDP (Energias de Portugal) com o objectivo de desenvolver e experimentar, em linhas eléctricas aéreas de distribuição de energia eléctrica, um sistema não invasivo para evitar a electrocussão da cegonha branca e garantir bem-estar da espécie.

    A tecnologia já está em fase de experimentação nos pilotos definidos na Zona do Baixo Mondego, prevendo-se, no próximo ano, o alargamento do estudo a outras zonas do País. Genericamente, baseia-se num equipamento norte-americano que recorre a frequências sonoras audíveis (sons de aves) e sinais ultrassónicos (sons incomodativos para as aves, afastando-as), em sequência e tempos de intervalo aleatórios. A partir de “gravações de sons naturais de diversas espécies de aves, entre as quais, pombos, falcões, estorninhos e gaivotas, o dispositivo emite alarmes em linguagem perceptível pelas aves. O sistema é monitorizado, remotamente e em tempo real, para efectuar alterações nos parâmetros funcionais, caso seja necessário”, explica Vítor Madeira, Professor Catedrático da FCTUC. Numa fase posterior, o equipamento irá funcionar automaticamente, através da detecção das aves, por aproximação, sendo a imagem captada pelas câmaras instaladas nos apoios considerados como locais pilotos.

    Trata-se, portanto, de uma tecnologia que, à partida, permitirá desmotivar a cegonha branca de nidificar em apoios de rede da EDP Distribuição, potenciando desta forma uma redução na taxa de mortalidade da espécie (por electrocussão) e o sucesso de nidificação em condição de segurança, em condições naturais.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 23:43