BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Fundação Champalimaud quer juntar cientistas e médicos

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    02012010

    Fundação Champalimaud quer juntar cientistas e médicos Empty Fundação Champalimaud quer juntar cientistas e médicos

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1458616&seccao=Sa%FAde

    2010/Ciência
    Fundação Champalimaud quer juntar cientistas e médicos

    A presidente da Fundação Champalimaud diz que o "ponto crucial no avanço do conhecimento e domínio das doenças" é o contacto entre cientistas e clínicos, sendo esta a aposta do novo centro da instituição, que abrirá em 2010, o qual também privilegiará a relação com os doentes.

    @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A 05 de Outubro de 2010 abrirá portas o centro de investigação e tratamento da Fundação Champalimaud, na zona ribeirinha de Pedrouços (Lisboa), que será dedicado às áreas das neurociências e do cancro e que pretende ser um centro de excelência na área da investigação médica. Na Índia, continuará a funcionar o Instituto da Visão, em Hyderabad.

    Com 'casa' em Portugal, Leonor Beleza acredita que a actividade da Fundação começará a ser mais clara para o público em geral.

    Em entrevista à Agência Lusa, a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, explica que a actividade da instituição está "muito virada para traduzir conhecimento, conhecer mais o que não se conhece, mas sempre transferir esses conhecimentos que a ciência básica vai obtendo" para "melhor" prevenir e tratar doenças.

    Leonor Beleza diz que através da sua experiência tem percebido que a "transferência de conhecimentos e o contacto entre cientistas e clínicos é um ponto crucial no avanço do conhecimento e domínio das doenças".

    Este é um modelo já usado no centro que a fundação tem na Índia e que Leonor Beleza quer repetir em Portugal.

    "No mesmo local vão estar cientistas de áreas diferentes do conhecimento, com tipos de formação diferentes, e vão estar [também] clínicos a tratar pessoas", explicou.

    Os doentes também se aperceberão de que há laboratórios de investigação e, por outro lado, a partilha de um mesmo edifício permitirá aos cientistas verem os pacientes.

    "Quem está mais dentro da Ciência Básica, certamente não quer que ninguém lhes conduza a investigação com certos objectivos. Mas eu gostaria que fossem mais sugestionáveis pela presença de doentes e pela necessidade de que os nossos conhecimentos se traduzam em melhorias", resume.

    Leonor Beleza, ex-ministra da Saúde, sublinhou a importância da procura de resultados por parte da investigação científica porque "certamente" seria essa a vontade do fundador da fundação, o empresário António Champalimaud.

    "Os resultados são muito isso: os conhecimentos serem usados para sermos mais capazes de dominar as doenças e de permitir às pessoas viver mais tempo mas, mais importante, viver melhor, sobretudo, a parte final das vidas", diz.

    Daí a atenção à área das neurociências no centro, cujo "domínio hoje está longíssimo de estar garantido".

    Leonor Beleza é presidente do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud por indicação do fundador no seu testamento, em que também determinou os objectivos da instituição, que são apoiar a investigação de ponta nas Ciências Médicas, estimular descobertas que beneficiem as pessoas e apoiar a descoberta de novos padrões de conhecimento.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Qui 09 maio 2024, 13:18