BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Gordura animal transformada em biocombustível

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    06022010

    Gordura animal transformada em biocombustível Empty Gordura animal transformada em biocombustível

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1488153&seccao=Biosfera

    Projecto
    Gordura animal transformada em biocombustível
    por BRUNO ABREUHoje


    Investigadores da Universidade do Porto também querem transformar ossos dos animais em biomateriais e peles em biogás.


    Gorduras, ossos e peles provenientes de actividades de produção e transformação de carne não costumam ter um destino muito útil. Mas a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) quer mudar isso. Biodiesel, próteses e biogás produzidos a partir dos resíduos animais é o novo projecto em curso, que se pretende terminado em 2011. Reduzir custos das empresas, tornar útil o dispensável e minimizar o impacto no ambiente são os principais objectivos.

    "O FatValue é uma forma de dar um destino útil às gorduras, ossos e restos de carne", diz ao DN Manuel Fonseca de Almeida, um dos responsáveis pelo projecto. A equipa de investigação da FEUP está a testar três formas de aproveitamento destes resíduos, uma boa notícia para quem se preocupa com o ambiente. "É um dos objectivos do FatValue, na medida em que facilita a gestão ambiental dos resíduos em todas as perspectivas", acrescenta o professor. Desta forma passa-se a aproveitar algo que era inútil.

    A aplicação deste projecto será testada em três vertentes. As gorduras animais serão usadas para a produção de biodiesel; os ossos para obtenção de materiais usados em próteses médicas e digestão anaeróbia (compostagem) para produção de biogás - esta última a ser desenvolvida pela Universidade do Minho.

    "Trata-se de um processo que permite reduzir a quantidade de desperdício de resíduos que não têm utilidade e criar produtos de valor acrescentado muito elevado, como os biomateriais", argumenta Manuel Fonseca de Almeida. Os ossos dos bovinos são similares aos dos humanos na superfície interna, porosidade, tamanho do cristal e relação entre cálcio e fósforo, o que gera uma "boa integração no osso receptor". Os ossos dos matadouros serão usados para produzir biomateriais para se construir próteses.

    Outro problema que a investigação quer resolver é o do destino das gorduras dos animais. "Este projecto é uma alternativa que permite dar um destino útil a uma parte do processo que é muitas vezes problemática para a gestão corrente desta indústria de produção de carne".

    O FatValue permite a obtenção de combustível a partir da gordura, que pode ajudar a suprir as necessidades energéticas das próprias unidades de produção, além das respectivas frotas, que têm como missão diária a distribuição das carnes. O facto de também se dar uma aplicação a estes resíduos pode igualmente beneficiar os rios, onde, por vezes, são despejados estes resíduos, provocando desastres ecológicos.

    Os resíduos animais não ósseos nem gordurosos, como "restos de carne, torresmos e couratos", serão aproveitados de outra forma. Serão colocados num compostor para se produzir biogás e alimentar as explorações.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Dão Qui

    Mensagem Sáb 06 Fev 2010, 20:41 por Dão Qui

    Muito boa gente pode passar a ser auto-suficiente Razz
    JN

    Mensagem Dom 07 Fev 2010, 10:34 por JN

    auto-suficiente? deviam eram sustentar os magros! queimem-nos!
    Dão Qui

    Mensagem Dom 07 Fev 2010, 18:57 por Dão Qui

    Uma espécie de Holocausto de obesos? A afirmação da superioridade magra? Eu alinho Razz
    JN

    Mensagem Dom 07 Fev 2010, 19:04 por JN

    os fracos morrem, os fortes sobrevivem.
    ao quadrado

    Mensagem Dom 07 Fev 2010, 19:05 por ao quadrado

    mórbidos

    Mensagem  por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 12:44