BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Arrancou hoje mega-estudo internacional sobre biodiversidade

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    22022010

    Arrancou hoje mega-estudo internacional sobre biodiversidade Empty Arrancou hoje mega-estudo internacional sobre biodiversidade

    Mensagem por Varicela

    Arrancou hoje mega-estudo internacional sobre as actividades humanas e a Biodiversidade do Oceano Atlântico
    SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
    O projecto, que pretende avaliar as interacções entre actividades como a pesca e a Biodiversidade marinha, é liderado pela BirdLife International e a nível nacional conta com a participação da SPEA e da Universidade do Minho.

    Hoje pelas 17h30 decorreu o evento de lançamento do projecto FAME – “Future of the Atlantic Marine Environment”, no Museu do Mar Rei D. Carlos em Cascais. Este projecto, de 3,4 Milhões de Euros e que será implementado em 5 países, pretende estabelecer um sistema coordenado de investigação atlântica. O evento de lançamento irá contar com a presença dos representantes da Secretaria de Estado do Ambiente, do ICNB, da BirdLife International e do sector privado nacional. As aves marinhas não conhecem fronteiras, e conhecer as suas rotas migratórias marinhas, desde Gibraltar à Irlanda, será apenas um dos objectivos do Projecto FAME – “Future of the Atlantic Marine Environment”1, uma parceria de 5 países liderados pela RSPB (BirdLife International no Reino Unido) e coordenado pela SPEA em Portugal.

    Com este projecto pretende-se estabelecer uma caracterização transnacional e avaliar a interacção das actividades humanas (pesca e energias renováveis marinhas) com a biodiversidade marinha. Este é um projecto único na medida em que a compilação de dados dos 5 países envolvidos serão comparáveis em termos de metodologias, energias renováveis, migração transnacional e disseminação de resultados. Esta é a ferramenta ideal para a integração da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos marinhos.

    O arranque oficial do projecto é já na próxima semana, altura em que todos os parceiros estarão reunidos no Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, para a primeira reunião técnica do projecto (a decorrer nos dias 22 e 23 de Fevereiro).

    Iván Ramírez, Coordenador Europeu Marinho da BirdLife International salienta: “Pela primeira vez, instituições privadas e públicas de 5 países vão estudar as interações entre as aves e recursos renováveis tão relevantes como a energia eólica offshore ou a das ondas. Ficamos muito contentes por ver este projecto avançar e estamos convencidos de que será um grande êxito”.

    Leituras Adicionais

    Estudo revela dimensão da influência da pesca nos padrões de movimento das aves marinhas

    Especialistas confirmam necessidade de proibir a pesca do atum-vermelho

    A maior raia do mundo pode extinguir-se devido à sobrepesca

    Documentos Recomendados

    Management Effectiveness of the World’s Marine Fisheries

    Ecosystem-Based Management of Marine Capture Fisheries
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 02:34