BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Nasceram em Silves duas crias portuguesas de lince-iberico

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    07042010

    Nasceram em Silves duas crias portuguesas de lince-iberico Empty Nasceram em Silves duas crias portuguesas de lince-iberico

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=17677&bl=1

    Nasceram em Silves as duas primeiras crias portuguesas de lince-ibérico em cativeiro

    A fêmea fundadora, em Outubro do ano passado, do grupo reprodutor alojado no Centro Nacional de Reprodução do lince-ibérico deu à luz duas crias no passado domingo de Páscoa. Os partos decorreram sem incidentes e a mãe exibe “dedicação e tranquilidade” em relação à sua ninhada.

    Depois de, no início de Março, os projectos de conservação do lince-ibérico terem sofrido um revés com a morte de vários indivíduos em cativeiro devido uma infecção renal que se veio a revelar afectar também uma parte significativa dos restantes animais que integram o projecto bem como dos animais das populações selvagens, a Páscoa trouxe boas-novas.

    Com efeito, no passado domingo nasceram no Centro Nacional de Reprodução do lince-ibérico em Silves, as primeiras crias do projecto português de Conservação da espécie.

    A mãe é Azahar, a fundadora da colónia do centro de Silves, proveniente do Zoobotánico de Jerez de la Frontera - onde nunca tinha conseguido procriar possivelmente devido ao stress associado à vida num centro urbano - e o pai é Drago, que chegou a Portugal vindo do centro de reprodução de La Olivilla.

    Segundo fonte do Ministério do Ambiente, os partos de Azahar decorreram sem incidentes e as crias são “robustas e activas” sendo alvo de “dedicação e tranquilidade” por parte da mãe que, embora inexperiente, tem exibido o comportamento maternal correcto.

    Durante estas primeiras semanas a monitorização do desenvolvimento das crias decorrerá exclusivamente através das câmaras de videovigilância instaladas nos recintos. Se tudo correr como previsto será apenas na 3ª ou 4ª semana de vida que a equipa do centro de reprodução de Silves terá o primeiro contacto com as crias para avaliar o estado físico dos animais e determinar o seu sexo.

    Os nascimentos em Portugal somam-se aos nascimentos nos centros de reprodução do projecto espanhol de Conservação Ex-situ do felino mais ameaçado do mundo, totalizando 9 crias nascidas na actual época de reprodução em cativeiro.

    A par do sucesso da reprodução em cativeiro do lince é também notícia o sucesso das primeiras reintroduções de linces em Guadalmellato (Córdova), que tiveram início no ano passado – pelo menos uma das 3 fêmeas está prenhe e uma outra já estabeleceu contacto com a população de Andújar, um dos objectivos das acções de reintrodução.

    Fontes: ecosfera.publico.clix.pt, www.lynxexsitu.es, www.elmundo.es

    Leituras Adicionais

    Primeiras crias em cativeiro de Lince-ibérico

    Águas do Algarve inaugura Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico

    Programa de Reprodução em Cativeiro do Lince em Espanha bate recorde de nascimentos

    Espanha: Primeiros linces foram hoje reintroduzidos em Córdova

    Documentos Recomendados

    Iberian Lynx Emergency

    Presente y Futuro del Lince Ibérico en Andalucía
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Qua 15 maio 2024, 15:25